Pesquisar este blog

28 março 2010

Zazueira

Amigos e amigas do blog!
Venho lhes oferecer esta postagem com alegria. Faz tempo que desejo apresentar esta canção para vocês. Seu título é Zazueira, que foi composta e gravada por Jorge Ben Jor, no tempo que ele, ainda, se chamava Jorge Ben. 

Creio que ele a compôs na década de 60. Todavia seu conteúdo é atemporal. Cabe em variados contextos. A melodia é deliciosa e o texto é uma singela mas justa homenagem às mulheres de nosso país. 

Pesquisando no You Tube, consegui o vídeo onde Ben Jor canta esta pérola. Porém uma coisa, ainda, estava faltando: uma imagem que pudesse ilustrar e sintetizar os versos de Zazueira. Uma foto ou uma pintura que fosse a tradução visual da obra. Sem isso, nada de postagem. Ma che cosa fare?

O problema foi resolvido quando, através do auxílio indireto de um membro da família, encontrei a foto de Gilmara Tourinho. A moça amapaense tem uma beleza típica da Amazônia: graça, charme e simpatia. Como se ela fosse uma fronteira onde se encontram, simultaneamente, a meiguice de menina com o jeito provocante de mulher.

Dificuldades superadas, agora vocês poderão curtir a interpretação de Ben Jor. Este registro foi feito para o Acústico MTV e contou com a participação da Admiral Jorge V (banda que acompanhava o artista nos anos 70) e do trio vocal Golden Boys. A interpretação é genial.

Tudo que era necessário dizer já foi dito. Agora vamos curtir. Tudo de bom sempre!
Harold

 

Nenhum comentário: