Pesquisar este blog

31 janeiro 2010

Para Sweet Bete

Eu sou muito grato a Elisabete de Mello. A moça lá de Itanhaém sempre me oferece coisas boníssimas. Às vezes, são frases curtas mas cheias de vida. Noutras, são exposições maiores com expressões de verdadeiro carinho. Fico lisongeado por ter uma pessoa assim no Harold's Universe. Sweet Bete dá alegria no blog e também no orkut.

Ontem fui assistir ao show de Roberto Frejat na Espalanda dos Ministérios. Lá, o mestre baronesco cantou seus sucessos solos, alguns clássicos de sua genial banda e fez covers de outros artistas. Uma das músicas do show me fizeram lembrar de Sweet Bete. Aí eu pensei: essa canção é a cara dela. Por isso, segue abaixo uma homenagem para esta gentil pessoa: a letra e o clipe.
Beijos e vida!
Harold
Sobre nós dois e o resto do mundo
Frejat/ Maurício Barros/ Mauro Sta. Cecília

Seu olhar me acompanha
Do outro lado da rua
Um sorriso, discreto
E hoje a noite é minha
Seu andar folgado me chama
Da morte ela morre de medo
E já disse que me ama
Mas tem que ser em segredo

Sobre nós dois
Ninguém vai saber de tudo
Parece uma partida
Contra o resto do mundo

Ela vibra como criança
Vestida, pra mim está nua
Dormindo é quase uma santa
Nasceu sorrindo pra lua
Seu andar folgado me chama...
Da morte ela morre de medo
E já disse que me ama
Mas tem que ser em segredo

Sobre nós dois
Ninguém vai saber de tudo
Parece uma partida
Contra o resto do mundo

Eu até sonhei com isso...
As coisas mais loucas com ela eu arrisco
Com ela eu arrisco

Frejat-Sobre nós dois e o resto do mundo


30 janeiro 2010

Como se hoje fosse 31


Não sei se amanhã terei oportunidade para fazer alguma postagem. Meu dia será empenhativo. Por isso, faço de conta que hoje é amanhã e saúdo com alegria o aniversário de Daniel Amanajás, esse aí que aparece comigo na foto tirada em 2007. Meu primo completa mais uma(s) primavera(s). Por ser uma pessoa de extrema bondade e caráter exemplar a data será lembrada com alegria em Macapá, onde mora com esposa e filhos, e nos demais lugares onde existam pessoas que o estimem.

Geralmente, os meios de comunicação têm o péssimo costume apresentar manchetes só com notícias ruins, com as catástrofes que acontecem pelo mundo. Não quero que pensem que sou defensor da alienação e que desejo proibir a divulgação da livre imprensa. Todavia penso que é preciso fazer circular as notícias boas. Por exemplo, se há divulgação da tragédia do Haiti, que tal enfatizar a atitude de solidariedade que este fato despertou no mundo todo?

Neste sentido, dou enfâse ao aniversário de Daniel. Ele é um cara que procura viver com empenho e dignidade. Não procura ter mais do que precisa. Ao mesmo tempo, é uma pessoa atenta ao que ocorre à sua volta. Sempre faz o possível para ajudar quem estar por perto. Enfim é uma pessoa que as pretensões consumistas e individualistas deste século tentam fazer a gente acreditar que não existe mais. Graças a Deus, Daniel está aí para desmistificar tais pretensões.

Ele também é um cara antenado nas mídias. Prova disso são os blogs editados por Daniel: www.navileinad.blogspot.com e www.badmintonap.blogspot.com. No primeiro, ele mostra duas facetas. Uma é de tradutor da obra de Navi Leinad, escritor de origem argentina, dono de um talento poético incontestável. A outra, é o de cronista de fatos pitorescos e saborosos, alguns ocorridos na cidade de Belém. No segundo, Daniel divulga o badminton, esporte britânico chique que, aos poucos, ele ajuda a tornar conhecido em Macapá.

Poderia ficar aqui contando muitas coisas interessantes sobre meu primo Daniel. Uma delas é que funcionei como padrinho no casamento dele com Denille. Todavia, seria pouco. O ideal é que vocês procurem saber mais sobre ele nos blogs citados no parágrafo anterior. Creio que não se decepcionarão. Para mim, o importante é frisar que 31 de janeiro é a data de aniversário do genial Daniel Amanajás. Sinceramente desejo muitas coisas bela e plenas para ele. Feliz aniversário Daniel!!!
Harold


27 janeiro 2010

A menina dança

Já virou lugar comum falar da importância dos Novos Baianos na música popular brasileira. Sem dúvida, quando vieram as trevas do AI 5, eles se tornaram os herdeiros do legado do Tropicalismo. A sinistra ditadura militar, que maltratava o Brasil, prendia, torturava e matava quem não tivesse cara de amigo das coisas hipócritas e falsas, pegou pesado com os membros do genial movimento. Caetano e Gil foram exilados em Londres, Tom Zé foi quase relegado, Gal foi vigiada, os Mutantes ficaram pressionados. Nada fazia sentido. Parecia que o sonho tinha acabado já em 1968.

Foi neste quadro obscuro que surgiram os Novos Baianos. Com Caetano e Gil fora do país, coube a este time iluminar a caverna com criatividade.Eles assumiram a difícil tarefa de não deixar a peteca cair nos sombrios anos de chumbo. Lá estavam eles peitando com a cara, a arte e a coragem a repugnante ditadura militar no seu período mais violento. Liderados por Galvão, letristas acurado e pleno, lá estavam Moraes Moreira (violão, voz), Paulinho Boca de Cantor (voz, percussão), Baby Consuelo (voz), Pepeu Gomes (guitarra, violão), Dadi (baixo), Jorginho (bateria, cavaquinho), Bola (percussão), Baxinho (percussão), Charles Negrita (percussão) e Gato Félix (dança).

Muito se pode contar sobre os Novos Baianos. Porém, para efeito de praticidade, cito e posto a canção A menina dança, parte integrante do disco Acabou Chorare, gravado em 1972. Este álbum, segundo pesquisa da revista Rolling Stone, foi escolhido como o melhor disco brasileiro de todos os tempos, na frente de grandes clássicos como Transa de Caetano Veloso, Expresso 2222 de Gilberto Gil e Chega de Saudade de João Gilberto.

Melhor do que falar sobre os Novos Baianos é mesmo ouvir suas canções. Por isso, ofereço, de coração, mas esta postagem para quem visita meu blog. Me arrisco a afirmar que, a Menina da canção (na verade, Baby Consuelo), poderia ser uma de minhas leitoras: Paola, Sweet Bete, Maria, Neneca, Roséli e tantas outras que, volta e meia, me honram com suas visitas e comentários.
Beijos e saúde!
Harold

Obs: Quem quiser saber mais sobre o grupo, pode acessar o excelente blog eidtado por Eduar Menezes http://velhidade.blogspot.com/2010/01/novos-baianos.html.


Novos Baianos- A menina dança

25 janeiro 2010

Coração Paulista

Vinte e cinco de janeiro é um dia muito especial. Nele se se comemora o aniversário da cidade de São Paulo. A mais importante cidade brasileira avança na idade. Afinal são 456 anos muito bem vividos. Quatrocentona mas sem perder o charme. O fato mexe com os paulistanos, os paulistas e, sem exagero, com os demais brasileiros. Não é verdade que muitas coisas de interesse nacional tem, obrigatoriamente, de circular por Sampa? Assim é com a política, a economia, a cultura e assim por diante.

Volta e meia, alguém lança um olhar raivoso na direção de Sampa. Mil e tantas críticas lhes são dirigidas. Lhe chamam de tudo, de cidade caótica, violenta, consumista, desordenada, inferno urbano, etc. Deve haver algum fundo de verdade nessas ofensas. Todavia, certamente, o que não falta é exagero. Por causa de sua importância, São Paulo padece dos males aos quais estão sujeitas cidades como New York, Londres, Berlim, Tokyo, Roma, Paris e assim por diante. É o preço que se paga por levar um imenso país continental nas costas. Descontadas essas coisas, é uma cidade genial. Absurdamente genial. Eu que o diga!!!!

Por isso, humildemente, presto minha homenagem à Sampa e às pessoas lá residentes. Sejam elas paulistanas, paulistas, brasileiras ou estrangeiras. Uma cidade só se faz grande porque há pessoas que nelas vão habitar. Pessoas que lá constroem com concreto e com amor. Que depois mostram seus fazeres como exemplos para outras cidades. Como homem de cultura, percebo que muita coisa que considero importante para a nossa cultura aconteceu em Sampa. Fatos importantes na construção da ética, da promoção humana no Brasil. Quer exemplo? Lá vai: a campanha das Diretas Já, da Anistia, Tropicalismo e Modernismo, entre outros. Tudo isso rolou, de início, em em São Paulo e depois se espalhou pela nação. De Sampa muito se espera.

Já escrevi demais. Agora ofereço um clipe. É a minha homenagem à São Paulo e as pessoas que lá residem. Que Deus abençoe e proteja esta city. A canção enfatiza as implicâncias que se pode ter em relação a ela. Todavia não deixa de frisar que, quem, às vezes, odeia, também tem muito amor no coração pela "paranóica". Parabéns São Paulo!
Aroldo José Marinho
Guilherme Arantes- Coração Paulista


24 janeiro 2010

Parabéns para Belém, cidade linda!!!

No dia 12 deste mês foi data do aniversário de uma adorável cidade. Belém, a capital paraense completou 394 anos. Na suas ruas aconteceram e acontecem fatos que fazem parte da história de nosso país. Esta cidade é bela, seu povo é acolhedor. Além disso, conta a proteção mais do que santa da Virgem de Nazaré. Bateu saudade do Círio!!!

Confesso que é difícil escrever sobre Belém de forma imparcial. Minha emoção é justificada. Cheguei lá com 20 anos de idade. Vivi nove em seus domínios. Um menino se fez homem e abraçou a vida. Na universidade federal ali sediada, fiz curso de graduação, exercitei o saudável ato de sair de casa e ir para o mundo. Serei eternamente grato à cidade das mangueiras as coisas lá vividas e aprendidas.

Escrevi poemas em homenagem à Belém. Estes foram publicados nos anos anteriores. Desta vez, a homenagem será feita com a postagem do clipe da canção Belém- Pará- Brasil, do grupo Mosaico de Ravena, grande expressão do rock paraense dos nos 80. A letra denuncia a pretensão malvada e cínica com a qual, algumas vezes, o mundo dirige um olhar oportunista e cínico para a Amazônia e para Belém, sua cidade-capital.

Apesar do atraso, feliz aniversário Belém!!!! Votos emocionados meus!!!!
Aroldo José Marinho

Mosaico de Ravena- Belém- Pará- Brasil

Canção

Boa tarde!
O tema aqui postado é fruto da parceria Bernardes/Marinho. O amigo Mauro desenvolveu melodia e arranjo folk em 2006. O texto foi escrito por mim no século passado.
Às vezes, uma ou outra pessoa me pergunta quando vou botar minha produção em algum festival. Respondo que não sei. Honestamente, não tenho essa vontade. Todavia se fosse o caso de concorrer, quem sabe eu não inscrevesse uma canção como esta.
Beijos, abraços e saúde!
Harold



Canção
Melodia: Mauro Bernardes
Letra: Aroldo José Marinho

Não tem solução!
Você longe de mim
E eu aqui sozinho
Nestas tardes sem fim.

O que será do mundo
E de nós,
Quando a chuva cair
E molhar nossos pensamentos?

Seremos arrastados para longe.
Eu bem longe de você.
E você vestida num outro ser.

Meu sofrimento é a flor murchando.
Minha vida é como a vida do poeta:
Infeliz
E, talverz por isso, bela.

E onde está você?
Belém, 25/05/93

Nara Leão

Sem delongas, um clipe com a maravilhosa Nara Leão. Aqui ela interpreta uma canção de Dorival Caymmi
Beijos, abraços e saúde!
Harold
Nara Leão- Morena do mar

Presente

O texto que segue foi escrito num dia qualquer, no meio da semana, em janeiro de 1987, no século passado. Haja cronologia. Rs! Minha intenção/inspiração era brincar com alguns dos sentidos de uma palavra recorrente na língua portuguesa. Penso que consegui o que desejava.

Depois veio a vontade de transformá-lo em melodia. Mas nenhuma idéia aparecia. Depois de várias tentativas, comecei a achar que dali não sairia mais nada. Já estava pronto para aceitar o fracasso e me conformar. Eis que chega o domingo e, com ele, o Fantástico. O programa da tv Globo daquele dia exibiu um clipe com Nara Leão.

Quando a musa dos joelhos bonitos da Bossa Nova começou a cantar, olhei para ela, ouvi sua voz. Deslumbrado, ou melhor, hipnotizado, imediatamente, peguei o violão e comecei a elaborar uma melodia na batida daquele gênero. Foi saindo, saindo. De repente, estava pronta a melodia para o texto. Nara me salvou. Devo essa para ela.

Já tinha ouvido falar da cantora. Mas meu espírito roqueiro não se ligou, de imediato, no seu trabalho. Isso só foi acontecer em 1989, quando soube que ela, após diversas batalhas contra um câncer, foi cantar no paraíso, bem junto de Deus. Então fiquei sabendo de várias histórias sobre sua generosidade e a dignidade. Disso são testemunhas, entre outros, Jerry Adriani, Raul Seixas, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee entre outros. Lamentei não ter conhecido seu trabalho enquanto ela estava entre nós. Sem dúvida, eu a teria amado

Como as pessoas citadas no parágrafo anterior, também me sinto um devedor de Nara. Por isso, humildemente, dedico para ela o texto. De quebra, para ilustrar tantas palavras, segue junto a imagem graciosa e plena de Bia Pimentel.
Harold

Presente
Aroldo José
A gente é o presente,
A gente faz o presente,
A gente dá de presente.
A gente é dá prá gente!

A gente se faz presente,
A gente responde presente,
A gente recebe presente.
A gente recebe da gente!

A gente ama gente,
Às vezes, esquece o que sente.
Mas o coração não mente,
Dizendo:

Te quero presente!

Macapá, 01/1987
Para Nara Leão


De volta com clipe de brinde

Depois de um belo período de férias, retorno à vida de blogueiro. Agradeço as mensagens enviadas neste período pelas pessoas que, gentilmente, me oferecem suas leituras aos textos aqui postados.
Por não ter pensado em algo elaborado para esta postagem, vou improvisar. Por isso, para não passar em brancas nuvens, lhes ofereço o clipe de um grupo que gosto muito.

Com carinho, eis aqui o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, (SRG) importante referência na história do rock rural do nosso país. Um grupo formado no início dos anos 70 por três geniais compositores/cantores: Luís Carlos Sá, Zé Rodrix e , Gutemberg Guarabyra. Por viver num país sem memória musical, tenho a triste semana de que uma parte dos leitores e leitoras do blog nunca ouviu falar do trabalho deste grupo.

Como presente de recordação, para alguns, ou apresentação, para outros, posto a canção Mestre Jonas, uma das mais conhecidas do repertório do SRG, incluída na trilha sonora do filme Meu nome não é Johnny. Infelizmente, não será mais possível assistir às apresentações do grupo. Motivo: a fatalidade que foi a morte de Rodrix, ocorrida no segundo semestre de 2009.

Sem demoras, Mestre Jonas!
Beijos, abraços e vida!
Harold

Sá, Rodrix e Guarabyra- Mestre Jonas