Já virou lugar comum falar da importância dos Novos Baianos na música popular brasileira. Sem dúvida, quando vieram as trevas do AI 5, eles se tornaram os herdeiros do legado do Tropicalismo. A sinistra ditadura militar, que maltratava o Brasil, prendia, torturava e matava quem não tivesse cara de amigo das coisas hipócritas e falsas, pegou pesado com os membros do genial movimento. Caetano e Gil foram exilados em Londres, Tom Zé foi quase relegado, Gal foi vigiada, os Mutantes ficaram pressionados. Nada fazia sentido. Parecia que o sonho tinha acabado já em 1968.
Foi neste quadro obscuro que surgiram os Novos Baianos. Com Caetano e Gil fora do país, coube a este time iluminar a caverna com criatividade.Eles assumiram a difícil tarefa de não deixar a peteca cair nos sombrios anos de chumbo. Lá estavam eles peitando com a cara, a arte e a coragem a repugnante ditadura militar no seu período mais violento. Liderados por Galvão, letristas acurado e pleno, lá estavam Moraes Moreira (violão, voz), Paulinho Boca de Cantor (voz, percussão), Baby Consuelo (voz), Pepeu Gomes (guitarra, violão), Dadi (baixo), Jorginho (bateria, cavaquinho), Bola (percussão), Baxinho (percussão), Charles Negrita (percussão) e Gato Félix (dança).
Muito se pode contar sobre os Novos Baianos. Porém, para efeito de praticidade, cito e posto a canção A menina dança, parte integrante do disco Acabou Chorare, gravado em 1972. Este álbum, segundo pesquisa da revista Rolling Stone, foi escolhido como o melhor disco brasileiro de todos os tempos, na frente de grandes clássicos como Transa de Caetano Veloso, Expresso 2222 de Gilberto Gil e Chega de Saudade de João Gilberto.
Melhor do que falar sobre os Novos Baianos é mesmo ouvir suas canções. Por isso, ofereço, de coração, mas esta postagem para quem visita meu blog. Me arrisco a afirmar que, a Menina da canção (na verade, Baby Consuelo), poderia ser uma de minhas leitoras: Paola, Sweet Bete, Maria, Neneca, Roséli e tantas outras que, volta e meia, me honram com suas visitas e comentários.
Beijos e saúde!
Foi neste quadro obscuro que surgiram os Novos Baianos. Com Caetano e Gil fora do país, coube a este time iluminar a caverna com criatividade.Eles assumiram a difícil tarefa de não deixar a peteca cair nos sombrios anos de chumbo. Lá estavam eles peitando com a cara, a arte e a coragem a repugnante ditadura militar no seu período mais violento. Liderados por Galvão, letristas acurado e pleno, lá estavam Moraes Moreira (violão, voz), Paulinho Boca de Cantor (voz, percussão), Baby Consuelo (voz), Pepeu Gomes (guitarra, violão), Dadi (baixo), Jorginho (bateria, cavaquinho), Bola (percussão), Baxinho (percussão), Charles Negrita (percussão) e Gato Félix (dança).
Muito se pode contar sobre os Novos Baianos. Porém, para efeito de praticidade, cito e posto a canção A menina dança, parte integrante do disco Acabou Chorare, gravado em 1972. Este álbum, segundo pesquisa da revista Rolling Stone, foi escolhido como o melhor disco brasileiro de todos os tempos, na frente de grandes clássicos como Transa de Caetano Veloso, Expresso 2222 de Gilberto Gil e Chega de Saudade de João Gilberto.
Melhor do que falar sobre os Novos Baianos é mesmo ouvir suas canções. Por isso, ofereço, de coração, mas esta postagem para quem visita meu blog. Me arrisco a afirmar que, a Menina da canção (na verade, Baby Consuelo), poderia ser uma de minhas leitoras: Paola, Sweet Bete, Maria, Neneca, Roséli e tantas outras que, volta e meia, me honram com suas visitas e comentários.
Beijos e saúde!
Harold
Novos Baianos- A menina dança
Obs: Quem quiser saber mais sobre o grupo, pode acessar o excelente blog eidtado por Eduar Menezes http://velhidade.blogspot.com/2010/01/novos-baianos.html.
Novos Baianos- A menina dança
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