Pesquisar este blog

23 novembro 2004

Nada de novo no Front

Saudações para todos!

Não assisti ao jogo realizado domingo (21/11) no Maracanã. Me disseram que Flamengo e Botafogo empataram sem gols num jogo dramático e pouco brilhante. Por isso, continuam bem próximos do rebaixamento. De repente, este clássico acontecerá, no próximo ano, na segunda divisão.

Há pessoas que se espantam ao saber que dois ex-campeões brasileiros estão lutando para não serem rebaixados. No caso do Botafogo, a luta ganha peso, pois o time já esteve na série B em 2003. E parece que gostou da experiência lá. Eu não me espanto e creio que entendo porque esses times não vão bem das pernas.

O Botafogo foi vice-campeão da série B no ano anterior. Voltou com moral elevado e com justiça à divisão principal. Mas não soube se preparar para novos desafios. Disputou o campeonato carioca deste ano com um elenco regular e nada conseguiu. Chegou o campeonato brasileiro e o time começou a disputa com o elenco utilizado no carioca. Não está conseguindo nada. A falta de craques explica porque o time do Botafogo não é refinado nem talentoso.

A deficiência técnica presente no Botafogo não se repetiu no Flamengo. A situação do time da Gávea é bem mais grave: os jogadores não recebem em dia. Ainda assim, a diretoria afirma que o time tem que jogar bonito e vencer com goleada os adversários. Com uma diretoria amadora no comando é natural que surjam muitos problemas.

A pressão foi aumentando na Gávea. Os atrasos de pagamento continuavam e a torcida foi ficando cada vez mais insatisfeita com o time. A gota d' água foi a derrota para o Atlético Mineiro. Sobraram agressões para os jogadores e outras baixarias. Quando parecia que uma bomba explodiria nas hostes rubro-negras, a diretoria comunicou o pagamento dos salários atrasados.

Veio o domingo do clássico. O esforço (ou o pouco esforço) dos times não se transformou em gols. A ameaça do rebaixamento ainda ronda os campos da Gávea e de General Severiano. Os torcedores tentam acreditar que a permanência na divisão de elite não é uma situação transitória para os dois times.

Flamengo e Botafogo jogaram. Empataram e pouco acrescentaram ao campeonato. As incertezas de ambos continuam. Até quando esse suplício continuará?

The answer is in the air.