Pesquisar este blog

10 julho 2009

De Beth e Clarice

Na noite de ontem, fui ao CCBB para assistir a pré-estréia da peça Simplesmente eu. Clarice Lispector. O trabalho em questão é, na verdade, um monólogo baseado na obra da grande escritora. Quem topou realizar essa árdua tarefa foi a atriz Beth Goulart (comigo na foto). Além de atuar, ela dirigiu e selecionou os textos que fazem parte do monólogo. Beth me contou que fez pesquisa lendo alguns dos livros de Clarice, suas entrevistas e correspondências.

O que vi em cena foi a atuação segura de uma atriz que faz a platéia caminhar rumo à emoção. Beth pegou cada um dos presentes pela mão e nos botou dentro do universo lispectoriano. O texto é, ao mesmo tempo, poético e filosófico. Mas também nos oferece momentos de humor. Tudo na justa medida. Impossível não rir de algumas as afirmações e conclusões defendidas pela personagem Clarice. A mulher Beth dá veracidade às essas falas.

Do ponto de vista técnico, Goulart revela ser uma diretora competente. Sua condução do texto é envolvente, dá a impressão de que ela nasceu dentro do universo Lispector. Nesse sentido, os detalhes de figurinos, cenário e iluminação colaboram bastante. O envolvimento é tão grande que, algumas vezes, bati palmas silenciosas para a atriz. Num outro momento, me uni à platéia que ofereceu aplausos calorosos depois que Beth fez uma cena onde o choro da personagem encontrou eco nas pessoas presentes.

Eu poderia erscrever mais sobre a pré-estréia da peça. Todavia me parece desnecessário e inoportuno. Gostei tanto da peça que a tendência é eu escrever coisas belas sobre Beth Goulart e o espetáculo. Contudo essa atitude seria extremada, podendo gerar incompreensão em algumas das pessoas que lêem este blog.
Aroldo José Marinho


4 comentários:

Paola Vannucci disse...

Bárbaro Aroldo

muitos beijos

gostei

Harold disse...

Querida Paola!
Obrigado por sua visita ao blog. Prezo bastante suas opiniões.
Seja sempre feliz.
Beijos e saúde!!!

Anônimo disse...

Caro Aroldo como vai!
Poxa que previlégio asistir uma peça de Beth Gulart ela uma grande atriz e talentosa, erdou este talento de família de seus pais e irmãns parabens Aroldo por este momento grande abraço.

Harold disse...

Celso!
Você foi feliz no seu comentário. Beth é uma atriz talentosa. Traz o talento sa família e saber oferecer em doses muito boas para a sociedade.
Abraços!!!