Pesquisar este blog

04 agosto 2009

Tu nella mia vita

Tenho certeza de que as melhores frases de amor são sempre expressas em italiano. Essa é a língua apropriada para se falar de amor. Claro que se pode declarar em qualquer idioma. O amor é universal. Porém, sem querer desmerecer as outras línguas, se for para fazer uma declaração bem feita, dessas que vem do fundo do coração, tem que ser mesmo em italiano.

Convenhamos, declaração amorosa em francês parece ser caricatura de algum sentimento não identificado. Quando feita em espanhol, dá a sensação que se trata de algo incompleto. Em alemão, nada mais é do que uma boa tentativa. Em inglês e português, soa pouco expressiva. Mas em italiano é diferente! O sentimento exposto é sempre emotivo, envolvente e teatral. A emoção do amor é algo pleno. Uma declaração que pode soar brega em outro idioma, ganha beleza se dita em italiano. A língua tem uma dramaticidade, uma musicalidade que sempre é associada ao fazer amoroso. Resumindo: é amor, somente amor. Por não ter conhecimento dos idiomas orientais, restrinjo minha afirmação aos aqui citados.

De certa forma, afirmo com algum conhecimento de causa. Como membro do Coro Italiano da Universidade de Brasília (UnB), tenho alguma proximidade com o idioma da terra de Dante, que embasa meu argumento. Consigo, com algum desembaraço, me expressar em italiano. Por isso, minha afirmação não é um tiro no escuro nem bravata de gente boba.

A postagem de hoje confirma o escrito. Orgulhosamente, apresento a primeira postagem de música italiana deste blog. A canção se chama Tu nella mia vita. Foi composta por Lubiak, Minellono, Arfemo e Balsamo. Seu lançamento aconteceu na edição de 1973 do Festival de San Remo, através da interpretação da dupla Wess & Dori Ghezzi. O público acolheu a canção que virou sucesso mundial. No Brasil, foi incluída na trilha sonora da novela da Globo Os ossos do Barão.

A letra da música é a declaração de alguém que acredita que a vida só é completa com a presença da pessoa amada. Sem dúvida, uma das declarações mais bonitas que já escutei. Dessas que José costuma oferecer para Maria com o coração eternecido. Creio que vocês também irão gostar. Eu poderia fazer muitas explanações sobre esse tema. Mas seria cansativo e desnecessário.

Harold



2 comentários:

Carlos Bighetti disse...

Harold, essa canção "Tu nella mia vitta" é lindíssima mesmo. Outra que eu adoro é "Noi due per sempre", celebrizada mundialmente pela mesma dupla Wess e Dori Ghezzi. Acho que também vale para ela os mesmos comentários que você fez aqui.

Muita música e alegria "nella tua vita"!

Um abraço,
Carlos Bighetti

Harold disse...

Carlos!
Agradeço seu comentário. Me alegro por saber que outras pessoas, além de mim, se sentem ligadas à música popular italiana.
Anotei o nome da canção que você gosta. Provavelmente, numa outra ocasião, ela será aqui postada.
Um grande abraço!!!!