Pesquisar este blog

20 março 2011

Coalizão volta a atacar forças de Kadafi

Parece que a petulância de Kadafi não irá muito longe. Desde a tarde de ontem, as forças ocidentais, lideradas pela França e pelo Reino Unido, começaram a bombardear as posições do exército do ditador. Segundo alguns analistas políticos, não demorará muito para que possa haver a transição de poder na Líbia.

Notícia postada hoje, às 12:25, na edição eletrônica do jornal O Estado de São Paulo amplia a crença na iminente queda de uma ditadura que iniciou em 1969 e que, graças a Deus, vai caducando a olhos vistos.

Harold  


Coalizão volta a atacar forças de Kadafi

TRÍPOLI - Aviões americanos retomaram bombardeios contra tropas leais ao ditador líbio, Muamar Kadafi neste domingo, 20. Ao menos 18 caças, incluindo três aviões 'invisíveis' B-2, conduziram a operação. Caças F-15 e F-16 e um jato AV8-B Harrier, além de jatos britânicos também participaram dos ataques.

Durante a noite, os B-2 lançaram 40 bombas convencionais em alvos em território líbio, enquanto navios de guerra americanos e britânicos dispararam pelo menos 110 mísseis teleguiados contra a defesa aérea líbia. Pelo menos 20 posições de defesa aérea foram alvejadas na capital, Trípoli, e na cidade de Misrata, no oeste. Ainda de acordo os militares americanos, as linhas de suprimento de Kadafi devem ser cortadas na segunda-feira.

O comando militar francês, por sua vez, informou que o porta-aviões Charles de Gaulle está a caminho da Líbia. Duas fragatas francesas já operam no Mediterrâneo. Os caças da Força Aérea Francesa patrulham os céus da Líbia, mas não fizeram disparos hoje, disse o Ministério da Defesa. O Reino Unido declarou que os seus aviões atacaram defesas antiaéreas na região da capital Trípoli.

A Itália colocou a disposições oito jatos que podem ser utilizados à qualquer momento. São quatro caças e quatro aviões Tornado que podem neutralizar radares líbios. De acordo com o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, o centro de comando da operação seta sendo montado em Nápoles.

A Bélgica cedeu seis caças F-16 que estarão operacionais na segunda-feira. De acordo com o comandante das Forças Armadas Americanas, almirante Mike Mullen, aviões de guerra do Catar estão a caminho da Líbia.

Uma aliança formada por EUA, França, Reino Unido, Itália e Canadá deu início no sábado, 19, a uma intervenção militar no país, sob mandado da resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A medida prevê a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e a tomada de 'quaisquer medidas necessárias' para impedir o massacre de civis pelas tropas de Kadafi.

Um comentário:

Natanael disse...

O mundo esta buscando a 3 guerra mundial