Pesquisar este blog

18 setembro 2016

Pesquisa derruba senso comum

Há sete candidaturas na disputa para a prefeitura da cidade de Macapá. Os postulantes ao cargo de gestor da capital do Amapá (AP) são: Clécio Luís (Rede), prefeito atual, Aline Gurgel (PRB), Dora Nascimento (PT), Gilvam Borges (PMDB), Genival Cruz (PSTU), Ruy Smith (PSB) e Promotor Moisés (PEN). De acordo com a lógica de senso comum, muitas vezes, os candidatos preferidos do eleitorado são os representantes dos partidos majoritários. Portanto, a corrida eleitoral giraria em torno dos nomes de Luís, Borges e Smith. 

Todavia o senso comum parece que foi desmentido pelos dados da pesquisa de opinião pública realizada pelo Ibope/ Rede Amazônica de Televisão (http://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2016/noticia/2016/09/clecio-lidera-com-27-disputa-para-prefeitura-de-macapa-diz-ibope.htmlentre os dias 12 e 15 deste mês e divulgada na sexta-feira (16), evidenciam que 27% do eleitorado é favorável à reeleição de Luís enquanto 18% prefere Gurgel; 12% tenciona votar em Borges; seguido de Smith, 10%; de Moisés, 9%; da candidata Nascimento, 7%; e na sétima posição, Cruz, 5%. Sendo 9% e 3%, respectivamente, o total de brancos/nulos e de quem  não sabe/não respondeu.

Os números da pesquisa parecem indicar que Luís e Gurgel se enfrentarão no segundo turno. Se a tendência se manter, haverá reorganização das forças políticas do município. Considerando somente o aspecto ideológico, Luís terá apoio de Smith e campanha de Gurgel terá em Borges seu novo suporte. Logo a eleição da capital reproduzirá o embate 
 dos grupos majoritários na geopolítica amapaense. 


Fica a pergunta: a ideologia será mesmo o fator determinante do resultado da eleições em Macapá? Ou haverá outro desfecho?

Aroldo José Marinho 

Nenhum comentário: