Pesquisar este blog

12 dezembro 2017

Encontro de artistas

O vídeo postado mostra o encontro de artistas que unem extremos regionais com afinidades pessoais. Nele dialogam os talentos de Carla Ruaro (à esquerda) e Lúcia Uchôa (à direita). A pianista gaúcha, apaixonada pela música da Amazônia, teve contato com a obra da compositora e professora amapaense-paraense.

Esse diálogo da habilidade de uma com a obra da outra teve início em 2015, quando Ruaro viajou para a região norte para conhecer e pesquisar as criações dos compositores amazônicos e estabelecer parcerias. Além de Uchôa, ela teve acesso às composições de Luiz Pardal, Nego Nelson e Vicente Malheiros da Fonseca. Os compositores foram receptivos às intenções da pianista, que transformou o fruto de sua viagem numa proposta a ser estudada no doutorado de Performance Musical, da Universidade Nova de Lisboa. Em maio deste ano, num concerto realizado na cidade do Porto, Ruaro mostrou ao público português as criações dos autores por ela pesquisados. Neste contexto nasceu o projeto "Floresta, um piano na Amazônia".

Novamente Ruaro retornou à Amazônia, acompanhada de uma equipe para a realização de um cd/dvd. Nas filmagens, ela entrevistará os compositores para saber sobre suas inspirações e executará suas canções.  Esse projeto foi viabilizado através de crowdfunding, financiamento coletivo, promovido pela plataforma Catarse. 

O contato de Ruaro com Uchôa foi muito afetivo. A compositora é uma pessoa de bom trato e simpatia, que consegue cativar as pessoas ao redor. Com generosidade, ela mostrou suas composições deixando a pianista a vontade para escolher as criações que desejasse inserir no projeto.

Quando houver o lançamento do trabalho de Carla Ruaro, o blog fará sua divulgação com muito entusiasmo. Segue um trecho muito bonito em que a pianista executa a elaborada e estimulante composição "Respingo", de autoria de Lúcia Uchôa.

Aroldo José Marinho


    


  

Nenhum comentário: