Pesquisar este blog

02 outubro 2008

Músico! Será mesmo?

Por conta do maior espaço conquistado pelo rap na mídia, a figura do disc jockey (dj) vem ganhando destaque. Alguns deles, como o inglês Fat Boy Slim, lançam discos e excursionam pelo mundo. Outros, não tão famosos como o citado inglês, por trabalharem muit tempo na mesma casa de diversão, ganharam o 'status' de "dj residente". Há ainda os que foram incorporados às formações musicais que misturam elementos do rock com a música dançante.

Por conta de tamanha visibilidade, muitas pessoas começaram a tratar os djs como se fossem músicos. Então, me vem na mente uma pergunta: Dj é músico? Tem gente que jura de pés juntos que sim. A começar dos próprios caras, é claro. Todavia quero questionar pois não é bom viver no engano.

O dj é um técnico da festa que tem uma função específica. Assim como, por exemplo, os técnicos de som, de iluminação, de eletricidade. Mas ele não toca nehuma música. Ele executa os aparelhos que reproduzem o som criado por uma outra pessoa, no caso, o músico. As ditas pick-ups nada mais são do que aparelhagens para manipular os cds no salão. Esta função era executada, no passado, pelos "tocadores", que faziam uso de fitas cassetes e dos discos de vinil para estimular a dança. Estranho que alguém chame de som mecânico ao to de arranhar vinis. Na minha terra, isso é só uma forma de fazer ruído. Será que a música regrediu.

Creio que todos os freqüentadores dos salões de festas devem se sentir gratos aos djs por eles tocarem as canções feitas pelos músicos legítimos. Por colocarem as pessoas na sintonia do som, etc. Todavia chamá-los de músicos, aí é outra história. A frase baiana não perdeu a validade: cada macaco no seu galho.
Aroldo José Marinho

7 comentários:

Ivan Daniel disse...

É, Harold... cada um no seu quadrado.
rsrsrsrsrsrs...

harold disse...

Gostei de seu comentário Daniel! A coisa vai por aí. Nada de um entrar na seara do outro. Pega mal e dá uma impressão de ignorância.
Um grande abraço!!!!

Paola Vannucci disse...

Aroldo
pra nmim Dj é um animador de festas fazendo arte ou estragos a musicas de musicos de verdade.

E Vj?

Paola

Harold disse...

Oi Paola!
Obrigado por me oferecer sua opinião neste debate sobre funções envolvendo artistas e técnicos.
Infelizmente, os técnivos fazem mais estragos do que arte.
Beijos e saúde!!!

Anônimo disse...

Oi Aroldo!!!
Concordo mesmo contigo. Músico, pra mim, vai além da capacidade de utilizar aparelhos e misturar músicas. O músico de verdade, pra mim, é aquele completo, que canta e faz a música. Claro, não desmerecendo aqueles que apenas cantam, mas esses não são os verdadeiros músicos...
Alem disso, concordo tbm com o outro comentário: cada um no seu quadrado, hehehe.

Beijão
Julie

Harold disse...

Adorável Julie!
Sua visita ao blog é motivo de honra. Sua opinião é muito coerente. A música deve ser algo bem feito. Nada de tentativas de mostrar algo que não é belo.
Muito obrigado por sua opinião.
Beijos e saúde sempre!!!

Paulo de Almerindo disse...

Eu gosto de rap, os dos americanos eu gosto mais.