Pesquisar este blog

22 junho 2010

Tributo a Saramago

Na sexta-feira da semana passada (18/06), uma notícia entristeceu o mundo literário: o falecimento de José Saramago (foto). O escritor português  foi vitimado, aos 87 anos, pela leucemia crônica que o acometia há algum tempo. Seu estado de saúde se agravou na última semana. 

Saramago é a única personalidade do mundo da língua portuguesa a receber o prêmio nobel, em 1998. Era um artista de muito talento e de muita polêmica religiosa. Um de seus livros mais conhecidos, Ensaio sobre a cegueira, de 1995, foi adaptada para o cinema, em 2008, pelo diretor brasileiro Fernando Meireles.

O escritor faleceu em sua casa, nas Ilhas Canárias, Espanha. Com ele estava a esposa Pilar Del Rio. Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas, uma parte em Portugal, e outra na Espanha, que ele considerava sua segunda pátria.

Segue um poema de Saramago. Para ilustrá-lo, posto a foto charmosa de Eliana  Sarges, moça amapaense, universitária do curso de Filosofia. 
Esse texto foi publicado, anteriormente, no blog da Curiosa:(www.meucantinhosensual.blogspot.com/?zx=ce59a2ee9a916db#ixzz0rY2gheCa)


Intimidade
José Saramago
No coração da mina mais secreta,
No interior do fruto mais distante,
Na vibração da nota mais discreta,
No búzio mais convolto e ressoante,

Na camada mais densa da pintura,
Na veia que no corpo mais nos sonde,
Na palavra que diga mais brandura,
Na raiz que mais desce, mais esconde,

No silêncio mais fundo desta pausa,
Em que a vida se fez perenidade,
Procuro a tua mão, decifro a causa
De querer e não crer, final, intimidade.


Nenhum comentário: