Pesquisar este blog

24 janeiro 2010

Parabéns para Belém, cidade linda!!!

No dia 12 deste mês foi data do aniversário de uma adorável cidade. Belém, a capital paraense completou 394 anos. Na suas ruas aconteceram e acontecem fatos que fazem parte da história de nosso país. Esta cidade é bela, seu povo é acolhedor. Além disso, conta a proteção mais do que santa da Virgem de Nazaré. Bateu saudade do Círio!!!

Confesso que é difícil escrever sobre Belém de forma imparcial. Minha emoção é justificada. Cheguei lá com 20 anos de idade. Vivi nove em seus domínios. Um menino se fez homem e abraçou a vida. Na universidade federal ali sediada, fiz curso de graduação, exercitei o saudável ato de sair de casa e ir para o mundo. Serei eternamente grato à cidade das mangueiras as coisas lá vividas e aprendidas.

Escrevi poemas em homenagem à Belém. Estes foram publicados nos anos anteriores. Desta vez, a homenagem será feita com a postagem do clipe da canção Belém- Pará- Brasil, do grupo Mosaico de Ravena, grande expressão do rock paraense dos nos 80. A letra denuncia a pretensão malvada e cínica com a qual, algumas vezes, o mundo dirige um olhar oportunista e cínico para a Amazônia e para Belém, sua cidade-capital.

Apesar do atraso, feliz aniversário Belém!!!! Votos emocionados meus!!!!
Aroldo José Marinho

Mosaico de Ravena- Belém- Pará- Brasil

4 comentários:

Elisabete De Mello disse...

Belém te ama, Harold, como nós todos!

Harold disse...

Também tem amo Sweet Bete!

Paola disse...

Tenho um grande desejo de conhecer Belém quem sabe um dia vou passeá ai.

Marcia disse...

Verdade Belém e uma cidade maravilhosa já estive por ai