Pesquisar este blog

24 janeiro 2010

Parabéns para Belém, cidade linda!!!

No dia 12 deste mês foi data do aniversário de uma adorável cidade. Belém, a capital paraense completou 394 anos. Na suas ruas aconteceram e acontecem fatos que fazem parte da história de nosso país. Esta cidade é bela, seu povo é acolhedor. Além disso, conta a proteção mais do que santa da Virgem de Nazaré. Bateu saudade do Círio!!!

Confesso que é difícil escrever sobre Belém de forma imparcial. Minha emoção é justificada. Cheguei lá com 20 anos de idade. Vivi nove em seus domínios. Um menino se fez homem e abraçou a vida. Na universidade federal ali sediada, fiz curso de graduação, exercitei o saudável ato de sair de casa e ir para o mundo. Serei eternamente grato à cidade das mangueiras as coisas lá vividas e aprendidas.

Escrevi poemas em homenagem à Belém. Estes foram publicados nos anos anteriores. Desta vez, a homenagem será feita com a postagem do clipe da canção Belém- Pará- Brasil, do grupo Mosaico de Ravena, grande expressão do rock paraense dos nos 80. A letra denuncia a pretensão malvada e cínica com a qual, algumas vezes, o mundo dirige um olhar oportunista e cínico para a Amazônia e para Belém, sua cidade-capital.

Apesar do atraso, feliz aniversário Belém!!!! Votos emocionados meus!!!!
Aroldo José Marinho

Mosaico de Ravena- Belém- Pará- Brasil

2 comentários:

Elisabete de Mello disse...

Belém te ama, Harold, como nós todos!

Harold disse...

Também tem amo Sweet Bete!