Pesquisar este blog

01 março 2005

O fracasso carioca

Um amigo quis fazer pirraça de mim só porque eu aprecio o futebol de São Paulo e não dou um tostão furado pelo campeonato carioca. O amigo disse que não é só o campeonato paulista que tem campeões vindos do interior. Ele cita o Volta Redonda, campeão da Taça Guanabara, como exemplo do domínio interiorano no carioca de 2005.

Mas o amigo cometeu um erro de raciocínio. Apesar de ser verdade que a Taça Guanabara não foi conquistada pelos grandes do Rio, isso não quer dizer que no interior do Rio se pratica um futebol de qualidade.

No caso de São Paulo é diferente. O campeão do ano passado é o São Caetano, que é do ABC paulista, assim como o Santo André, que derrotou o Flamengo no Maracanã e conquistou a Copa do Brasil de 2004. As duas equipes, mais o Ituano, que chegou às semifinais do campeonato brasileiro da segunda divisão do ano anterior, mostraram eficiência. Esta é a diferença entre os interiores de São Paulo e Rio de Janeiro.

O Volta Redonda e o Americano decidiram a Taça Guanabara não tanto pelo talento de seus atletas ou pela estrutura de suas diretorias. Essas equipes foram à final por causa da incompetência dos times da capital. O mesmo raciocínio não é válido para o campeonato paulista. A possível incompetência dos quatro grandes paulistanos. Lá há uma capacidade de organização e aproveitamento de talento não percebidos no futebol carioca.

Portanto, o amigo não tem razão ao tentar comparar a realidade do futebol paulista com a do carioca. Prá dizer a verdade, muita água vai ter que rolar por baixo da ponte até que o futebol carioca possa novamente ser levado a sério. Enquanto isto não ocorre, que tal dar uma olhada na tabela do final de semana do campeonato de São Paulo?

2 comentários:

Zezé disse...

Bom artigo falou bem

Margarete disse...

Muito bom o seu conteúdo amei