Pesquisar este blog

27 outubro 2010

Freeway

A maioria das pessoas que visitam o blog sabem que gosto demais do trabalho de Aimee Mann (foto). Considero a compositora e cantora norte-americana uma das figuras mais expressivas do rock surgido, nos anos 1980, nos Estados Unidos. Pena que poucos brasileiros sabem da existência dela. Vida de artista independente e autêntica é assim mesmo. Se não vende a alma, não recebe afagos da grande mídia.

Aimee atuou na década de 80 como vocalista e baixista da banda 'Til Tuesday. Naquele período, as bandas new wave eram atração. A banda de Aimee seguia esse caminho.  Em 1990, ela decidiu dar um basta na situação e partiu para a carreira-solo. Fora do contexto new wave, ela mostrou que era muito mais do que uma moça loura que sabia cantar e tocar contrabaixo. Seu trabalho foi buscar suporte no folk rock e nas letras que exalavam poesia e reflexões.

Apesar de não ser famosa (no sentido da exposição midiática) nem no seu país, Aimee ganhou alguma fama em 1999 por causa do filme Magnólia. O diretor Paul Thomas Anderson, declarou à imprensa que escreveu o roteiro do filme escutando o disco Bachelor N. 2, gravado por Aimee. E mais, incluiu as músicas de Mann na trilha sonora do filme. Das 13 canções de Magnólia, nove foram compostas e interpretadas por ela. O filme recebeu indicações para o Oscar de 2000 e ganhou prêmios em outros festivais. A música de Mann se beneficiou dessa situação. Outras informações sobre o trabalho da artista podem ser encontradas no www.aimeemann.com.

Segue um clipe da canção Freeway, primeira faixa do cd @#%&*! Smilers, de 2008. Lamento não saber informar se o disco foi lançado no Brasil. Tive acesso ao material através da internet. Sugiro que vocês procurem na rede e baixem. Vale a pena ouvir um trabalho tão criativo.

Numa outra postagem, fornecerei letra e tradução.Viva Aimee!!!

Harold


Aimee Mann- Freeway

Um comentário:

Tânia perimi disse...

Realmente ela e uma grande cantora sempre foi