Pesquisar este blog

29 agosto 2010

O 27 é nosso

Hoje é uma data especial e que sugere uma bela comemoração. Afinal, é no dia 27 de agosto que os profissionais da Psicologia comemoram o seu ofício. Daqui do blog envio uma saudação de alegria e dignidade para meus colegas e minhas colegas de profissão. Que Deus nos abençoe sempre e que nunca nos deixe faltar a garra e a vontade de bem desempenhar nossa função social.

O que vem a ser a Psicologia? Uma definição ligada à filosofia afirma que é o estudo da alma. Porém é um modo poético e, um tanto quanto, desatualizado de pensar . A Psicologia é um conhecimento científico. Que estuda os fenômenos da mente e do comportamento humano. O seu  profissional tem como objetivo orientar os indivíduos para que estes possam enfrentar suas dificuldades emocionais, lhes ajudando a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção.

É verdade que outras ciências tencionam compreender e ajudar o ser humano. A antropologia, a sociologia e a economia, entre outras  são exemplos de tal  esforço. Contudo, diferente da Psicologia, as ciências citadas tem seus enfoques nos grupos, nas sociedades e nos modos de produção. O primeiro olhar da Psicologia é dado na direção do indivíduo. Depois o localiza como uma unidade dentro de um grupo social.

Depois do pioneirismo na prática clínica, o campo de trabalho do psicólogo foi sendo expandido. Os hospitais, as escolas, os setores de recursos humanos das empresas, as divisões técnicas e periciais passaram a acolher psicólogos nos seus quadros funcionais. Atualmente, novíssimos campos de atuação, como a rotina forense e as equipes esportivas ajudam a ampliar o mercado de trabalho psicológico. Independente do lugar de atuação, o psicólogo não pode perder de vista o fato de que ele está lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. Por isso, é preciso ter muito cuidado.

Quais são as divisões da Psicologia? O que enfatizam seus estudos? São diversas as divisões. Assim também são seus estudos. Segue abaixo as citações de alguns campos psicológicos e seus direcionamentos:
- Psicologia da personalidade- enfatiza os diagnósticos e desenvolvimento das personalidades;
- Psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro de determinado grupo social;

- Psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem;
- Psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças ocorridas na vida de uma pessoa;
- Psicologia experimental - analisa em laboratório a interação dos fenômenos psicológicos com os naturais;
- Psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

A formação da Psicologia é dada nas universidades. O curso acadêmico oferece três habilitações de graduação: duração de quatro anos para o bacharelado. Quem desejar ter formação clínica, estuda um ano a mais, após finalizar o bacharelado e realizar estágios em psicoterapia. Caso o formado deseje lecionar Psicologia no nível médio, deve cursar as disciplinas pedagógicas que, geralmente, são lecionadas em dois semestres. 

Após receber os diplomas habilitatórios, o ex-aluno, já formado, passa a ser chamado de profissional. Por isso, necessita se registrar no Conselho Federal de Psicologia (CRP) para, legalmente, poder prestar serviços à sociedade.

Muito poderia ser escrito. Todavia, hoje é dia de festa. Então, o discurso fica de lado. A emoção toma conta de tudo e de todos. Viva o dia 27!!! Viva todos os psicólogos e psicólogas do mundo!!!!
Aroldo José Marinho

28 agosto 2010

Virgem

O texto que segue abaixo foi escrito por Dimitri Camiloto (foto). Ele é colunista de astrologia do Yahoo. Na postagem do dia 25 deste mês, Camiloto enfocou o signo de Virgem cuja regência vigora de 23/08 a 22/0.

Muitas coisas instrutivas sobre este signo e as pessoas que nasceram sobre sua regência. Quem desejar ler o texto na postagem original deve acessar: www.yahoo.estrelaguia.com.br/astrologia/artigos/1438.
Aroldo José Marinho
 

 Virgem

O Sol está no signo de Virgem até 22 de setembro, indicando o último mês do Inverno, quando a Natureza encontra-se em franco estado de gestação para voltar a florescer na Primavera. Virgem talvez seja o signo que melhor traduza a ordem das estações, o equilíbrio necessário para a reprodução da vida e o momento certo para a realização de cada uma das diversas etapas que constituem a atividade agrícola - da semeadura à colheita. Pouco a pouco os dias ficam cada vez mais longos, assim como a luz e o calor ensaiam progressivamente a sua volta.

Virgem é o signo imediatamente após Leão, que por sua vez representa a apoteose da manifestação criativa e personificada do homem. Por ser do elemento Terra, no entanto, Virgem consegue ter a percepção de que é parte de um sistema maior que a sua própria individualidade. E, se Leão simboliza a capacidade de realização das obras mais talentosas e belas, Virgem é quem irá caracterizar a dedicação e o esforço no sentido de aperfeiçoá-las, porque mais do que o reconhecimento puro e simples da magnitude de suas criações, este signo está preocupado mesmo é com a utilidade e o proveito que as pessoas terão do seu trabalho. Isto faz com que este seja o observador mais meticuloso e perfeccionista do Zodíaco.

Alguns virginianos costumam incomodar as pessoas em virtude do seu espírito altamente crítico, já que são capazes de analisar e dissecar situações e indivíduos com a maior naturalidade, como se fosse a coisa mais simples do mundo. Muitos tendem a se sentir enquadrados e até mesmo perseguidos pelo seu forte crivo de catalogação e cálculo. Só que, como ninguém é perfeito, os virginianos acabam acusados de prestarem atenção apenas nos aspectos úteis e práticos dos relacionamentos, ficando desligados de aspectos imateriais tão importantes como a diplomacia, a sutileza e a elegância.

No amor, são mais dados à sensualidade física (ainda que a lascívia costume passar longe da maioria) e aos cuidados atenciosos com a pessoa amada. Não costumam ser muito sentimentalistas e derretidos, porém podem ser bastante preocupados com o amor que recebem e, vez por outra, manifestar sinais de insegurança. Alguns não perdem a mania de estar o tempo todo "discutindo a relação".

A lição que o signo de Virgem vem apresentar é a da importância da purificação de si mesmo e do ambiente à nossa volta. A higiene e a moderação são elementos decisivos na manutenção da ordem biológica do nosso corpo e, consequentemente, na obtenção da saúde e prevenção de doenças. O desperdício, o excesso, a luxúria e a sujeira corrompem a perfeição da constituição física e nossa integração com o meio-ambiente.

Virgem simboliza, por isso, a Natureza que nos serve de seus recursos e riquezas, estando sempre pronta para que multipliquemos a generosidade oferecida através do trabalho sustentavelmente estabelecido, ou seja, que respeita os ciclos, os ritmos, o equilíbrio e a ordem do ecossistema. É a donzela pronta para receber a semente que o homem irá plantar.

O virginiano precisa de atividades e tarefas onde possa canalizar o seu tempo e a sua rotina. A sensação de inutilidade é um dos maiores infortúnios que podem lhe ocorrer, assim como a percepção de algo realizado que ficou mal-feito. Em geral, os virginianos costumam ser pessoas extremamente organizadas e ordeiras. Por outro lado, devido ao enorme volume de atividade mental com que constantemente estão envolvidos, é incrivelmente alta a energia nervosa que permeia a sua estrutura psíquica. Dependendo do número de atividades em que estejam mergulhados e do desempenho em relação a elas, nossos esforçados operários do Zodíaco podem começar a ter estafas e - por incrível que pareça - bagunçar a própria vida! No caso, se a pessoa em questão for workaholic, ela tem de estar atenta para os perigos que este tipo de compulsão pode causar. O intestino será um dos primeiros a acusar quando algo estiver errado, por Virgem rege esta área do corpo.

No mais, Virgem é conhecido pela capacidade de dar o seu melhor e pela enorme engenhosidade e produtividade que lhes caracteriza. Alguns possuem grandes habilidades manuais. Cabe a nós sabermos como usufruir, da melhor forma possível, as maiores riquezas que o Universo nos proporciona: nosso corpo, nossa força de trabalho e a Natureza exuberante que nos cerca. E nunca perder de vista que as dimensões espiritual e material têm de estar sensatamente dispostas e irmanadas, pois tudo tem o seu lugar e o seu momento na ordem natural das coisas. Num mundo de alimentos modificados geneticamente, muitos hábitos nocivos e profanações de santuários ecológicos, o simbolismo e as lições de Virgem são um exemplo fundamental para que saibamos tomar as decisões certas e cuidar do planeta.

22 agosto 2010

Barão Vermelho- Xô Sarampo

Como muitos de vocês já sabem, o editor deste blog é fã mais do que assumido do grupo carioca Barão Vermelho. E já faz tempo. Desde o início da adolescência. Por isso, é possível abrir a boca e afirmar cheio de certeza: Barão é o melhor coletivo do rock Brasil dos anos 80.

Mas onde está o grupo? O que os caras andam fazendo? No momento, seus integrantes deram um tempo no trabalho coletivo. Estão  por aí, realizando projetos paralelos.

Enquanto os Barões não voltam para os estúdios, a gente vai remexendo o baú da história para mostrar algumas coisas que eles aprontaram. De tudo eles fizeram um pouco: de disco gravado em dois finais de semana até abertura de show dos Rolling Stones. Do óbvio ao inusitado.

No You Tube encontrei um vídeo institucional da banda. Institucional?!  Isso mesmo!!!! Foi produzido pelo ministério da saúde para a campanha de vacinação contra o sarampo. A pessoa que postou o clipe, indicou que este foi realizado no ano de 1993, quando o país era governado por Itamar Franco. 

Contudo, sinceramente, não estou certo sobre a veracidade dessa informação. Algo me diz que o clipe é de 1991 ou 92. Nesse período, a nação teve o desprazer de ter como presidente o horrível Fernando Collor de Melo. O narigudo de triste lembrança. Este sujeito representa o que de mais deprimente aconteceu na política brasileira. Graças a Deus, esse passado ruim pertence às trevas. 

Apesar de o vídeo ter sido realizado por um ministério do governo Collor (no caso de eu estiver certo e não a pessoa que postou o clipe), vale ressaltar que ele foi feito com uma boa intenção. 

Todos sabemos que Barão Vermelho nunca compactuou com o governo tacanho, eleito em 1989. Sua participação na campanha foi feita no intuito de colaborar com a cidadania do país.

As informações necessárias foram dadas. Então chegou o momento de assistir ao clipe que veio do fundo do baú.

Beijos, abraços e vida!
Harold


Barão Vermelho- Xô Sarampo

21 agosto 2010

Dilma dispara

A notícia que divulgo aqui é referente à corrida presidencial. Dá para esta um  novo tom. Pelo andar da carruagem, parece que, aos poucos, o eleitorado começa a deixar claro que já fez a sua opção na corrida rumo à presidência da república.

Como assim?
É o seguinte: passeando pela rede, soube, através dos sites  Uol (www.eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/08/21/datafolha-dilma-tem--contra--de-serra.jhtm) e G1 (www.g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/dilma-tem-47-das-intencoes-de-voto-e-serra-30-diz-datafolha.html), do impressionante resultado da última pesquisa eleitoral do Datafolha, que foi divulgado nesta madrugada. 

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha no dia 20 de agosto. Nesse dia, foram entrevistadas 2727 pessoas. Foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 24460/2010.

O resultado mostra que Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) aumentou sua vantagem sobre José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), seu principal concorrente. De acordo com a pesquisa, a candidata petista mantém a liderança com 47% das intenções de voto, seguida de Serra com 30%. Marina Silva, do Partido Verde (PV) ocupa a terceira posição longe dos adversários com 9%.

Em comparação com a pesquisa anterior, a líder tinha 41%. Serra pontuava 33% e Marina aparecia com 10% das intenções de voto. Os números atuais mostram  crescimento de 6% da candidata Rousseff. Porém o que deixa evidente a preferência popular por sua candidatura é que seus adversários tiveram decréscimo de 1%. Vale ressaltar que a soma dos votos brancos e nulos totalizou 4%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A maré de Rousseff é tão fvorável que, ao considerar os votos válidos (em que são distribuídos proporcionalmente os dos indecisos entre os candidatos e desconsiderados brancos e nulos), ela obteve 54%. Neste contexto, sua eleição no turno não é um fato improvável.

No caso da disputa seguir para o segundo turno, os números evidenciam que a petista bateria o tucano por 53% contra 39%. Na pesquisa anterior, a candidata venceria com 49%. Serra conseguiria o total de 41%.

Quando os eleitores foram divididos por gênero, novamente, Rousseff saiu vencedora. O público masculino apresentou 52% de preferência por ela contra 30% de Serra. Na análise das opiniões do público feminino, foi perecida uma mudança. Se na pesquisa anterior, o empate técnico, de 35%, foi registrado, desta vez, a candidatura da ex-ministra- chefe da casa civil venceu a parada: 43% contra 31% de Serra.

Desnecessário afirmar que o envolvimento de Lula na campanha de Dilma é um  fator que explica, em grande parte, a confiança que os eleitores oferecem à para ela. Nesse sentido, de certa forma, eles acreditam que votar na ex-ministra de Lula é o mesmo que dar para ele um terceiro mandato.
Aroldo José Marinho

Pequena confissão

A vida diária é sempre tão corrida. Basta concluir uma tarefa agora e se preparar para outra que iniciará daqui há pouco. Pelo menos a minha vida acontece dessa forma. Por isso, não tenho condições de atualizar o blog com freqüência. Idéia e assunto não faltam. Contudo cadê o tempo?

Aqui abro um parêntese para confessar uma coisa: muitas vezes, meu otimismo me fez acreditar que era verdade de fé a mensagem de uma canção gravada pelos Rolling Stones.  Nela, tio Mick proclama a frase: O TEMPO ESTÁ AO MEU LADO.

Com o passar da idade e o vivenciar de novas situações, fico com a impressão de que a frase, forçosamente, precisa ser substituída por uma outra mais realista. Qual? Aquela máxima que é título de uma letra que foi escrita por mestre Cazuza; que Arnaldo Brandão transformou numa vigorosa melodia: O TEMPO NÃO PÁRA.

Aliás, não sei nem porque estou reclamando. Pique de cidade grande é isso mesmo. Sempre tem alguém para dizer que a tendência é piorar. mais e mais Então é hora de fechar a cota e o muro das lamentações temporais. Bola prá frente!

Fiz toda essa argumentação para explicar (1) a minha pouca assiduidade como blogueiro; e (2) o fato de, muitas vezes, priorizar as postagens jornalísticas. Ajo assim para não deixar vocês sem algo legal para ler neste blog. Agora vou desanuviar o clima aliando uma bela imagem, no caso, a foto de Mika, a um texto que foi escrito na maravilhosa Belém, no século passado. Desde já, agradeço a leitura e os comentários.

Harold 

 
Pequena confissão
Aroldo José
Você é o desejo estampado dentro de mim,
Provocado pelo peso da paixão.
É a vida, a boa vida de beija-flor,
Beijando a semente querida.

E eu, eu que amo a flor, sinto o desejo
E também o medo do sonho acabar
E inverter a vida antes da luz apagar.

Ah meu amor! Desejo e ambição!
Não deixa a primavera sair de dentro,
De dentro do meu coração.
Belém, 23/07/90

20 agosto 2010

Palmeiras segue adiante na Sul- Americana

Na noite desta quinta-feira (18/08) muitas pessoas compareceram ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, para assistir ao jogo Palmeiras x Vitória. Era o jogo da volta pela Copa Sul-Americana. O primeiro jogo aconteceu na semana passada em Salvador. Os baianos ganharam por dois a zero. Por isso, poderiam até perder pela diferença mínima. Para a equipe paulistana, vencer era obrigação. E por três gols de diferença. A vitória por dois gols (2 x 0, 3 x 1, 4 x 2) levaria a disputa para as penalidades.

É verdade que o objetivo do jogo era a passagem de uma das equipes  para a próxima etapa da competição. Todavia, para o torcedor verde havia uma segunda motivação: celebrar os 500 jogos de Marcos (goleiro e capitão) com a camisa do clube, Os torcedores compareceram em massa para prestigiar o ídolo maior da equipe palmeirense e seus companheiros.
 
Apesar de bem organizada taticamente, a equipe baiana foi pouquíssimas vezes ao ataque. Pouco perigo levou ao gol de Marcos. Do lado palmeirense, havia um esforço quase individual dos atletas, sobretudo, pelo lado esquerdo. Mas tanto esforço esbarrava na presença tranquila de Viáfara, o bom goleiro do Vitória. Todavia, em algum momento, o gol teria que aparecer. Foi o que aconteceu nos acréscimos: aos 47 minutos, Tadeu tocou para as redes e abriu o placar.

O segundo tempo foi vibrante. O técnico Luís Felipe Scolari corrigiu os defeitos palmeirenses. Assim, a precipitação foi sumindo. O Palmeiras passou a jogar de forma mais objetiva. Foi nesse embalo que, aos 12 minutos, o segundo gol aconteceu. Um erro de Viáfara permitiu a Tadeu balançar, novamente, as redes. Nesse momento, o jogo seria decidido nas cobranças de penalidades.

Com dois gols de prejuízo, o Vitória resolveu se arriscar mais no ataque. Todavia não conseguiu reverter a superioridade tática da equipe verde. E, aos 43 minutos, a ousadia palmeirense foi premiada. E de bola parada. Falta para os donos da casa. Marcos Assunção se apresentou para a cobrança: mandou a bomba no ângulo, fez um golaço. A classificação estava garantida. Fim de jogo. Passaporte carimbado para a próxima fase da Copa Sul-Americana.

 Aroldo José Marinho

Ficha Técnica:
Palmeiras 3 x 0 Vitória
PALMEIRAS
Marcos; Mauricio Ramos, Danilo e Fabricio (Ewerthon); Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo; Luan (Patrik) e Tadeu.
Técnico:
Luiz Felipe Scolari

VITÓRIA
Viáfara, Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egidio; Vanderson, Ricardo Conceição, Thiago Humberto e Ramon (Neto Coruja) (Renato); Elkeson e Schwenck (Junior).
Técnico:
Toninho Cecílio

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
 
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Auxiliares:
Erich Bandeira e Dilbert Pedrosa
 
Renda: R$ 437.422,00
Público:
22408 torcedores (total)
 
Cartões amarelos: Eduardo (Vitória)
Gols:
Tadeu (Palmeiras) aos 47min do primeiro tempo e aos 12min do segundo tempo; Marcos Assunção aos 43min da etapa final.

 

18 agosto 2010

CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL

O texto que segue abaixo foi enviado para o meu e-mail por pessoas que participam de um grupo de admirados da cantora e compositora Rita Lee. Sou membro do grupo desde 2008.

Peguei o texto. Nele o escritor Ariano Suassuna faz uma breve análise sobre o conteúdo "poético" dasa músicas gravadas do determinados artistas de forró. Sei que este gênero tem até uma vertente acadêmica chamada forró universitário. Fico com pena deste país que tem universitários com o senso crítico e poético tào "apurado."

Fiz uma leitura dedicada. Percebi que concordo em todos os sentidos com a exposição de Ariano. Espero que vocês gostem.

Aroldo

CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL
'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esqu ecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.


Ariano Suassuna

17 agosto 2010

Vox Populi: Dilma tem 45%, Serra tem 29% e Marina, 8%

Hoje foi dada largada no horário político eleitoral gratuito. Deste dia até as vésperas das eleições vamos ter que aturar muitos discursos, muitas mentiras, demagogia em excesso.

Como as eleições serào o centro dos acontecimentos deste semestr, volta e meia, postarei alguma informação que faça parte desse contexto. Por isso, segue postagem que Ricardo Noblat fez às 19:30 no seu blog, hospedado no jornal O Globo (www.oglobo.globo.com/pais/noblat/).

 Aroldo José Marinho

Vox Populi: Dilma tem 45%, Serra tem 29% e Marina, 8%

Do Portal IG
A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta terça-feira.
Dilma teria 45% das intenções de voto, contra 29% do presidenciável tucano, José Serra, e 8% da candidata do PV, Marina Silva.
Para levar a disputa primeiro turno, a quantidade de votos válidos contabilizados por um determinado candidato deve ser superior à soma dos votos obtidos pelos demais concorrentes.
Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto, 5% declararam voto branco ou nulo e outros 12% se disseram indecisos.
A pesquisa estimulada, que mostra os nomes dos candidatos para os entrevistados, foi feita entre os dias 7 e 10 de agosto, após o primeiro debate entre presidenciáveis, realizado pela Band no dia 5 de agosto.
O melhor desempenho de Dilma é na região Nordeste e o pior é na região Sudeste. Em Pernambuco, ela teria 66% dos votos, contra 19% de Serra.
Já o tucano tem seu melhor desempenho na região Sul e o pior, no Nordeste. Em São Paulo, Estado que governou até abril, Serra teria 40% dos votos, contra 33% da petista.
O instituto entrevistou 3 mil pessoas em 219 municípios de todos os Estados, incluindo o Distrito Federal e excluindo Roraima.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 22.956/10. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Dilma também aparece na frente na pesquisa espontânea, com 32% das intenções de voto, ainda segundo a Vox Populi/Band/iG.
José Serra aparece em segundo, com 18%, e Marina Silva em terceiro, com 5% das intenções de voto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é candidato, foi citado por 3% dos entrevistados. Outros 6% disseram votar nulo ou branco e 34% não sabem em quem votariam.




.

16 agosto 2010

Brasil vence fácil a China

Eu desejei tanto assistir ao jogo de vôlei da seleção feminina contra a China, que seria realizado em Macau, no Grand Prix. A Globo anunciou transmissão para as 06:00 do domingo (15/08). Mas o tal jogo não aconteceu. Confesso que não entendi nada. 

Depois, soube que, por causa das fortes chuvas, que vitimaram muitas pessoas, as autoridades chinesas suspenderam todas as manifestações esportivas no domingo. Agora que sei o motivo, concordo plenamente com a atitude e ofereço minha solidariedade às famílias prejudicadas pelas chuvas.

Transferida para hoje, a partida ocorreu e trouxe resultado benéfico para o Brasil: nossas meninas venceram por 3 x 0. As parciais foram de 25/12, 25/19 e 25/19. Por motivo de trabalho, não pude assistir ao jogo. Todavia, as notícias que recebi dão a impressão de que nossas jogadoras deram um passeio nas donas da casa.

Essa notícia me deixa, ao mesmo tempo, contente e espantado. Contente por saber de mais uma vitória da equipe. O espanto decorre do fato da China não ter oferecido muita resistência. O possível motivo para a apatia chinesa, provavelmente, foi a tragédia causada pelass chuvas. Sabe como é, isso mexe com o emocional de qualquer pessoa.

Então me lembrei do jogo que assisti na madrugada de sábado. Nossa seleção enfrentou a Holanda. Ganhamos por 3 x 1. Mas não foi fácil. As belas holandesas, como a levantadora Laura Dijkema,  endureceram o jogo e só não forçaram um tie-break porque a maior categoria de Sheila prevaleceu.

Encerrados os jogos desta semana, o Brasil lidera a classificação geral com 15 pontos. O próximo passo será dado na sexta-feira (20/08), em Taiwan. O adversário a ser batido é a equipe de Porto Rico. Sábado, virão as donas da casa. Para domingo, será o momento de medir forças com a Polônia. 

Aroldo José Marinho

08 agosto 2010

Eu uso óculos

O ano novo trouxe diversas novidades. Uma delas é notória: agora eu uso óculos. Por isso, de certa maneira, a foto ao lado, na qual apareço ao lado do primo Eliseu, no aeroporto de Brasília, é histórica. Foi a primeira vez que posei utilizando a recomendação prescrita pelo oftalmologista.
 
Por que motivo um cara que sempre teve boa visão passa a utilizar óculos? Bem, a "culpa" eu debito aos meus alunos da Unip. Antes de lecionar para eles, problemas de visão  não faziam parte de minha vida. Bastou eu começar a ensinar para quatro turmas. Cada um delas com, no mínimo, 100 alunos. No período de correção de trabalhos e provas, as coisas começaram a ficar complicadas. Como ficou difícil ler as respostas escritas em letras pequeninas e cheias de erros de  ortografia. Corrigir provas e trabalhos se tornaram exercícios heróicos.

Depois de cumprir minha parte como professor, pude aproveitar o mês de dezembro. Viajei para passar as festas com a família na Amazônia. Após as comemorações, fui a um consultório de oftalmologista. Cheguei lá como um principiante que não sabe, exatamente, o que fazer. A secretária do médico  me atendeu, explicou sobre a consulta, recebeu meu pagamento, disse para esperar. Nesse período, me pediu para olhar dentro de um aparelho. Obedeci. Passaram mais de 60 minutos quando ela me pediu para entrar no consultório.

O médico me recebeu na porta. A gentileza veio acompanhado de um discurso verborrágico sobre o enfraquecimento dos músculos do globo ocular. Findo o discurso, ele informou, candidamente, que eu teria que usar óculos. Um grau de cada lado.



Depois da tragédia anunciada, senti o baque. Todavia tinha que agir com praticidade. Perambulei pori algumas óticas para saber os preços dos óculos disponíveis no mercado. As vendedoras me mostraram diversos óculos. Todos bonitinhos, cheios de mil e tantas vantagens e, principalmente, bem caros. Nada que pudesse me atrair. Propagandas são sempre propagandas e nada mais.


A escolha dos óculos foi feita. Começou a fase de adaptação. Coisa estranha olhar para o espelho. Difícil acreditar que a imagem refletida era a minha; que aquele sujeito era eu. Ou melhor, no novo eu, the new Harold. Modelo escolhido, curtir o resto das férias era a meta, antes de voltar para Brasília.

De volta para ao centro- oeste, fui encontrar as pessoas nos lugares por onde circulo. Imaginei que os óculos seriam logo percebidos por todo mundo. Contudo não foi dessa forma que aconteceu. Uma ou outra pessoa percebeu a mudança. Ouvi gente dizer que eu estava com um aspecto intelectualizado e que isso era bom para quem ganha a vida como professor universitário. Outro comentário me chamou atenção. Foi feito por um ex-namorada. Ela disse que eu ficava tão bem de óculos, que parecia que eu tinha nascido com eles.

Agora estou quase adaptado. Mas não totalmente conformado. Contudo aceito que é uma questão de saúde. Apesar disso, fico com saudade do tempo em que eu lia livro, revistas, jornais recheados de letras de variados tamanhos. Ler longe, ler perto, independente se a luminosidade era apropriada ou não.

Como não sou o primeiro nem serei o derradeiro a utilizar óculos, relaxo. Agora tenho motivo para curtir uma famosa canção do grupo Paralamas do Sucesso.

Harold