Pesquisar este blog

29 agosto 2010

O 27 é nosso

Hoje é uma data especial e que sugere uma bela comemoração. Afinal, é no dia 27 de agosto que os profissionais da Psicologia comemoram o seu ofício. Daqui do blog envio uma saudação de alegria e dignidade para meus colegas e minhas colegas de profissão. Que Deus nos abençoe sempre e que nunca nos deixe faltar a garra e a vontade de bem desempenhar nossa função social.

O que vem a ser a Psicologia? Uma definição ligada à filosofia afirma que é o estudo da alma. Porém é um modo poético e, um tanto quanto, desatualizado de pensar . A Psicologia é um conhecimento científico. Que estuda os fenômenos da mente e do comportamento humano. O seu  profissional tem como objetivo orientar os indivíduos para que estes possam enfrentar suas dificuldades emocionais, lhes ajudando a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção.

É verdade que outras ciências tencionam compreender e ajudar o ser humano. A antropologia, a sociologia e a economia, entre outras  são exemplos de tal  esforço. Contudo, diferente da Psicologia, as ciências citadas tem seus enfoques nos grupos, nas sociedades e nos modos de produção. O primeiro olhar da Psicologia é dado na direção do indivíduo. Depois o localiza como uma unidade dentro de um grupo social.

Depois do pioneirismo na prática clínica, o campo de trabalho do psicólogo foi sendo expandido. Os hospitais, as escolas, os setores de recursos humanos das empresas, as divisões técnicas e periciais passaram a acolher psicólogos nos seus quadros funcionais. Atualmente, novíssimos campos de atuação, como a rotina forense e as equipes esportivas ajudam a ampliar o mercado de trabalho psicológico. Independente do lugar de atuação, o psicólogo não pode perder de vista o fato de que ele está lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. Por isso, é preciso ter muito cuidado.

Quais são as divisões da Psicologia? O que enfatizam seus estudos? São diversas as divisões. Assim também são seus estudos. Segue abaixo as citações de alguns campos psicológicos e seus direcionamentos:
- Psicologia da personalidade- enfatiza os diagnósticos e desenvolvimento das personalidades;
- Psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro de determinado grupo social;

- Psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem;
- Psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças ocorridas na vida de uma pessoa;
- Psicologia experimental - analisa em laboratório a interação dos fenômenos psicológicos com os naturais;
- Psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

A formação da Psicologia é dada nas universidades. O curso acadêmico oferece três habilitações de graduação: duração de quatro anos para o bacharelado. Quem desejar ter formação clínica, estuda um ano a mais, após finalizar o bacharelado e realizar estágios em psicoterapia. Caso o formado deseje lecionar Psicologia no nível médio, deve cursar as disciplinas pedagógicas que, geralmente, são lecionadas em dois semestres. 

Após receber os diplomas habilitatórios, o ex-aluno, já formado, passa a ser chamado de profissional. Por isso, necessita se registrar no Conselho Federal de Psicologia (CRP) para, legalmente, poder prestar serviços à sociedade.

Muito poderia ser escrito. Todavia, hoje é dia de festa. Então, o discurso fica de lado. A emoção toma conta de tudo e de todos. Viva o dia 27!!! Viva todos os psicólogos e psicólogas do mundo!!!!
Aroldo José Marinho

Nenhum comentário: