Pesquisar este blog

02 abril 2010

De pé ao redor do mundo

Nesta sexta-feira santa, ofereço uma canção com conteúdo prá lá de sacro. A canção Stand by me foi composta pelos autores Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller. Coube a King fazer seu registro original no disco Don't play that song de 1961. Muitas pessoas, eu incluído, pensavam que seu autor fosse John Lennon. Tudo porque ele fez seu registro dela em 1975. Basta ouvir sua gravação para pensar que é de Lennon. Ficou a cara dele. 

Recentemente a canção voltou à moda. O motivo foi a sua inclusão na trilha do documentário Playing for change/ peace through music. A equipe do projeto escolheu alguns clássicos da canção popular norte-americana e saiu pelo mundo a procura de músicos populares, quase todos desconhecidos, para gravá-las. Quando escrevo popular populares, quero informar que, na verdade, os músicos do projeto são, na sua maioria, pessoas que tocam nas ruas e praças de várias partes do planeta. Gente como o brasileiro César Pope que aparece no vídeo tocando numa praça carioca.

O documentário ganhou um prêmio um prêmio de cinema. Posteriormente, foi lançado um dvd com todas as canções registradas pela equipe. 

Como escrevi no início da postagem, esta canção tem para mim algo de sacro.Sua letra é um incentivo para que cada pessoa procure sempre esforçar para estar de pé com as próprias forças. Um convite para que cada um evite depender dos outros. Que possa ser um construtor de uma sociedade justa e igualitária.

Feliz páscoa!
Aroldo José Marinho







Nenhum comentário: