Pesquisar este blog

01 abril 2010

Pedaço do coração de Janis e Cazuza

Certa vez ouvi uma interpertação de Janis Joplin. Não sabia o título da canção. Mas fiquei super-interessado. Queria porque queria ouví-la  várias vezes. Parecia até um caso de amor. O tempo passou, ouvi outras vezes nos programas de rádio. Porém os locutores, além de falarem no meio da canção, nunca disseram seu título. Subdesenvolvimento é assim mesmo.

Lendo o songbook de Cazuza, descobri que a canção se chama Piece of my heart. Foi composta por J. Ragavoy e B. Berns. Seu registro mais famoso foi feito por Janis. Mas outros artistas também gravaram essa pérola. É nesse contexto que entra o genial compositor carioca. Ele escreveu Pedaço do meu coração, que é a versão em língua portuguesa.  

Partindo da idéia do texto original, Cazuza praticamente escreveu uma nova canção. Ficou a cara dele. Quem não sabe que é uma versão de canção estrangeira, certamente, pensará que é mais uma obra deste mestre letrista.

Eu deveria lhes oferecer o registro de Janis Joplin (http://www.youtube.com/watch?v=-7JVxE2SYxo) com a letra traduzida. Todavia me falta tempo para sentar e fazer a tradução. Peço perdões. Quando houver situação apropriada, prometo cumprir essa tarefa. Porém não deixar ninguém com água na boca, segue a versão de Cazuza.

Procurei por algum registro da canção na voz de Cazuza no You Tube. Sem sucesso. O que encontrei foi esta gravação que o grupo Bad Girls fez em 1993. Não sei fornecer maiores informações sobre o grupo. Mesmo assim, reconheço que sua interpretação é bonita e envolvente. O arranjo aqui ouvido não fica, em nada, devendo ao original.

Posto o clipe e a letra. Espero que vocês amem assim como eu amei. 
Beijos, abraços e vida!
Aroldo José Marinho

Pedaço do meu coração (Piece of my heart)
Ragavoy/ Berns
Versão: Cazuza

Eu quero que você se sinta
A pessoa mais feliz do mundo
A única capaz de ser pra mim
Um sonho em noite de insônia

Desejo que se satisfaz
Pede muito mais
Sentir gosto de cabelo, de suor
Tanto faz, tanto faz
E te chamam
Amor, amor, amor

Quebra
Em pedacinhos o meu coração de pedra
Quebra
Em pedacinhos o meu coração e guarda
Guarda
Um pedacinho do meu coração contigo
Fica com ele como prova de amor

Você virando noite
Fazendo pose
Não adianta disfarçar
Você quer vacilar

Leva, leva, leva, leva
Até começar a me amar
Me abraça, esquece
Vem falar de alguém
Um beijo solto pelo ar
Onde voar faz sempre bem
Peça mais
Amor, amor, amor, amor

Quebra
Em pedacinhos o meu coração de pedra
Quebra
Em pedacinhos o meu coração e guarda
Guarda
Um pedacinho do meu coração contigo
Fica com ele como prova de amor


Bad Girls- Pedaço do meu coração (Piece of my heart)

Nenhum comentário: