Pesquisar este blog

29 julho 2010

Mesmo sem uma família tradicional, paternidade pode ser plena

Seguem trechos de um artigo sobre paternidade que li no Yahoo. Gosto do tema. Creio que merece boa leitura e discussão. Sem alguém desejar ler o texto na íntegra, basta acessar o link: www.yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11662-Mesmo-sem-uma-familia-tradicional-paternidade-pode-ser-plena.htm.

Boa leitura!

Harold

Mesmo sem uma família tradicional, paternidade pode ser plena

Diferente das mães, que concebem a criança, paternidade deve ser construída


"Família, família: papai, mamãe, titia". O verso da música dos Titãs exemplifica o modelo comum e considerado normal do que é uma família. Crianças educadas e convivendo com o pai e a mãe biológicos, no entanto, não é o único caminho possível e satisfatório para o desenvolvimento pleno de um ser humano. Hoje, há cada vez mais casais homossexuais, nos quais um dos membros tem a guarda legal da criança (e, em raros casos até os dois), homens que se separam e cuidam sozinhos do filho e irmãos mais velhos que passam mais tempo com os mais novos do que os próprios pais. 

Pai herói
A Constituição de 1988 afirma que a família é a base da sociedade e qualifica três modelos de famílias que estão sob a proteção da Justiça e do Estado: famílias formadas a partir do casamento, da união estável e das relações de um dos pais com seu filho, ou seja a família monoparental. No entanto, nem sempre foi assim. O Código Civil de 1916 dizia que a família era formada pelo casamento de um homem com uma mulher.

Apesar da legislação, hoje ainda encontramos muito preconceito com pais que criam seus filhos sozinhos. Seja porque a mãe faleceu, se separou, não quis ou não teve condições de educar a criança, vem crescendo o número de pais solteiros. É absolutamente possível que uma criança seja bem educada apenas pelo pai. No entanto, é importante que a criança tenha uma referência próxima de cada sexo.

"Não precisa ser a mãe, vale a avó, tia, ou nova companheira do pai", diz Daniela. Marques, psicóloga da Unifesp. A questão do conhecido "instinto materno", ou seja, que a mãe naturalmente tem uma maior preparação para ter um filho, é algo absolutamente contornável. ?Para os homens, a paternidade deve ser construída emocionalmente e no dia a dia. Assim, podem ser estabelecidos vínculos muito fortes e verdadeiros. É importante que o pai tenha em mente as expectativas para aquele filho, para saber como dar conta de educá-lo sozinho.

O acompanhamento psicológico pode ser importante para o melhor estabelecimento dessa relação. Durante os meses de gestação, é desejável que o feto tenha contato com o pai, pois, de dentro da barriga da mãe, ele ouve a voz paterna e consegue perceber a influência que exerce em sua mãe, através dos batimentos cardíacos, produção hormonal e corrente sanguínea. ?As emoções da mãe, tanto positivas quanto negativas, afetam também o pai. Tudo que afeta positiva e negativamente sua mãe, afeta-o também e as questões conjugais entram em jogo com grande peso, já que são as que mais atingem emocionalmente a gestante.  

Pai irmão
Pais que trabalham o dia todo, ou que passam a maior parte do dia viajando. Isso somado ao fato de os casais terem filhos mais tarde - e, muitas vezes, os irmãos têm grandes diferenças de idade entre si - faz com que muitos irmãos mais velhos tenham de cuidar dos mais novos. Para Daniela Marques, os maiores prejuízos se dão para o irmão que é obrigado a bancar o pai. Isso porque ele será obrigado a amadurecer antes do tempo e sua rotina ficará sobrecarregada pelos cuidados com uma criança. Mas isso nos casos em que os pais deixam os filhos a maior parte do tempo com os irmãos.

É até benéfico que os irmãos convivam juntos e o mais velho saiba cuidar do mais novo, desde que isso não ocorra na maior parte do tempo e em situações que demandem a presença de um adulto, como andar sozinhos na rua e mexer com utensílios da cozinha. No entanto, isso não pode ser prioritário, pois a presença de um adulto e dos pais é fundamental para o amadurecimento da criança. "Sem os pais, ela pode perder o referencial e não ter a noção adequada sobre seus limites", diz Daniela. Do lado dos mais novos, fica justamente esse risco de rebeldia, pois não conhecer a autoridade dos mais velhos pode prejudicá-los por toda a vida e criar uma falta de noções de hierarquia. 

4 comentários:

Jairo salto disse...

Ótimo conteúdo esta de parabéns

Davi disse...

Muito bom conteúdo mesmo esta de parabéns

Natália disse...

Ótimo artigo me ajudou bastante

Jailson disse...

Muito bom