Pesquisar este blog

15 julho 2010

Dia Mundial do ROCK

O texto que segue abaixo foi publicado na quarta-feira (13/07) no blog Informe SAB (www.informesab.blogspot.com). Nesse dia aconteceu uma importante comemoração. A pedido da redação escrevi  o texto. Agora reproduzo para as pessoas que sempre vem aqui me visitar.
Beijos, abraços e vida!
Harold 

Dia Mundial do ROCK
Hoje se comemora algo muito especial. É o dia mundial do ROCK. Isso mesmo, o ritmo mais frenético e delicioso da face da terra tem a sua data de comemoração. Mas nem sempre foi assim. O que aconteceu para que este som, que, nos anos 50, foi chamado de música para delinquentes e desequilibrados, conseguisse um status tão responsável?

Para responder esta pergunta, é preciso contar uma história, voltar no tempo, ao ano de 1984. Naquele período, o músico Bob Geldof, líder da banda irlandesa Boomtown Rats, assistiu uma reportagem na televisão sobre a fome na Etiópia. Chocado com o que viu, decidiu fazer alguma coisa para amenizar o sofrimento das pessoas flageladas naquele país africano.

Com o auxílio do amigo Midge Ure, da banda Ultravox, compôs a música Do they know it's a christmas? (www.youtube.com/watch?v=w5cX_ncZLls). O passo seguinte foi reunir um time formado por estrelaas do pop britânico como Bono e The Edge (do U2); Boy George (do Culture Club); Paul McCartney, DuranDuran, entre outros.

A canção foi lançada antes do natal e creditada à Band Aid. Vendeu milhões de libras. Entrou para a história como o single mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. E gerou filhote no outro lado do Atlântico. No início de 1985, Lionel Richie e Michael Jackson escreveram We are the world (www.youtube.com/watch?v=k2W4-0qUdHY) e, sob a alcunha de USA for Africa,  juntaram a nata do pop norte-americano. Assim como Geldof e demais colegas britânicos, viram a canção ganhar altos postos nas paradas de sucesso do planeta.

O passo seguinte de Bob foi organizar dois mega-concertos (chamados LIVE AID), um em Londres, outro na Filadélfia. Com o objetivo de arrecadar fundos para enviar às vítimas da fome, ele conseguiu reunir grandes personalidades do rock numa mostra de como é eficaz a solidariedade roqueira. Tudo isso aconteceu num sábado, dia 13 de julho de 1985. 

Entre os músicos participantes são citados: U2, Mick Jagger, Bob Dylan, Tina Turner, Phil Collins, Boomtown Rats, Queen, Black Sabbath, David Bowie, Madonna, The Who, Dire Straits, BB King e assim por diante. Até um milagre ocorreu: em nome da solidariedade, os integrantes do Led Zeppelin tocaram novamente (www.youtube.com/watch?v=h1vbT6lUkfI). A banda não se reunia desde 1980, quando foi anunciado o falecimento do baterista John Bonham.

Geldof teve seu empenho reconhecido. Seu nome foi indicado para o Nobel da paz de 1985. Foi condecorado pela rainha Elizabeth II com o título de cavalheiro. 

Agora os leitores e as leitoras do IS sabem porque hoje se comemora o Dia Mundial do Rock.

Longa vida ao Rock 'n' roll!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 Aroldo José Marinho

  

Led Zeppelin- Rock'n'roll

 


6 comentários:

Elisabete De Mello disse...

Mas estive aqui, ao som de Tetê Spindola, Sertão, do disco Evaporar.
Devo comentar que, anos atrás, escutava Mamãe Natureza encarando a compositora/intérprete na postura de filha.
Hoje, ao ouvir a mesma canção, tenho a leve impressão de que a compositora/intérprete, ao cantar, estaria na pele da mãe.
O que é ser rock in roll?
Beijos e vida Harold.

Elisabete De Mello disse...

Acrescento que pensei em solidariedade roqueira a manhã inteira.

Harold disse...

Hi Sweet Bete!
Creio que ser rock'n'roll é uma atitude de vida.
Obrigado por ter vindo me visitar.
Beijos sempre!!!

Elisabete De Mello disse...

Harold, nem sempre consigo postar comentários.
Você ¨fala¨ bonito D+ (rsrsrs).
Mas, também, porque cai a conexão muitas vezes.
Uma dica: em configurações de comentários, tire a verificação de palavras (confirmação visual).
Um obstáculo a menos para os blás-blás-blás!
Boa semana AM.

Sophia Jares disse...

Harold,
ADOREI o texto.
Fiquei sabendo do que ainda não sabia, muito interessante!

Parabéns!

Beijooos

Harold disse...

Querida Sophia!
Obrigado po seu comentário. Sem dúvida, ao contrário do que muitas pessoas pensam, há muita dignidade na música rock.

Espero que venha sempre ao blog. Sua visita é uma honra que não se explica.

Beijos e vida!!!