Pesquisar este blog

12 junho 2009

Informações sobre Aimee



Não é novidade para os leitores e as leitoras do blog a minha predileção por Aimee Mann (www.aimeemann.com), a moça aí das fotos. A genial cantora e compositora norte-americana toca fundo no meu coração. Suas composições me oferecem sensações de bom gosto e equilíbrio. Tanto é que, se alguém vier me dizer que não há valor no trabalho dela, certamente, terei pena do infeliz e pobre opinador.
Conheço o trabalho dela desde 2007. Descobri meio que por acaso. Estava na frente da televisão numa tarde de calor, fazendo zapping nos canais pagos. Quando cliquei num certo canal, vi um clipe de uma cantora que tocava um violão. Havia alguma coisa de folk rock na música dela. Imaginei que fosse Melissa Etheridge, que vi, no final do século passado, numa edição do prêmio Grammy. Quando terminou a exibição do clipe, os caracteres desmentiram meu pensamento. Lá estava escrito: Aimee Mann.
Por nunca ter ouvido este nome, acessei a internet atrás de informações. Escrevi o nome da cantora loura na Wikipedia. Fiquei sabendo que ela nasceu no dia 8 de setembro (como meus primos Cléber e Helder) de 1960. Se tivesse nascido na véspera, seria minha parceira de data. A Wikipedia me informou que Aimee atuou, nos anos 80, como vocalista/baixista da 'Til Tuesday, banda new que teve relativo sucesso tendo, inclusive, emplacado o clipe da canção Voices carry na Mtv (http://www.youtube.com/watch?v=zz4pTMN3abw). A mente clareou. Lembrei que um dos meus irmãos comprou um vinil dessa banda. Todavia nunca ouvi este trabalho.
Além disso, descobri que o trabalho dela não me era de todo desconhecido. É dela a trilha sonora do filme Magnólia, de 2000, que concorreu ao Oscar na categoria. Vi o filme e gostei bastante. Minha impressão era que as canções serviam como suportes para as personagens da trama. E não é que eu estava certo? O diretor do filme, Paul Thomas Anderson, declarou que escreveu o roteiro escutando Bachelor N. 2, terceiro disco da carreira solo de Mann. Portanto, foi quase lógica que mais de 95% da trilha fossem compostas com as canções dela. A forcinha de Anderson fez com que a carreira de Aimee ganhasse repercussão mundial.
De posse destas informações, fui ao e-mule para baixar todos os trabalhos de Mann que estivessem disponíveis. Só encontrei a já citada trilha de Magnólia e o cd Forgotten Arm. Comecei a ouví-los adoidadamente. Quanto mais ouvia, mais gostava. Levei a coisa tão a sério que meu interesse pelo trabalho de Aimee começou a me trazer problemas. Uma pessoa estimada demonstrou incômodo e ciúme por causa de minha atitude efusiva em relação à cantora.
A artista é uma pessoa de muita atitude. Procurou ocupar seu espaço na cena musical com esforço e talento. Nunca foi de bajular a imprensa ou de se abrigar nas asas das grande gravadoras. Ralou bastante junto com os colegas de 'Til Tuesday. Coerência sempre foi algo perceptível no seu trabalho. Além do sucesso com a trilha de Magnólia, ela recebeu diversos prêmios e consolidou seu nome na cena do rock independente de seu país e também junto à grande mídia.
Recentemente, um amigo me presenteou com uma cópia de Smilers, último cd da cantora. Comovido, agradeci o presente e comecei a ouví-lo uma, duas, muitas vezes. Impossível não gostar. As composições abordam temas pertinentes para as pessoas que já passaram dos trinta anos. Além disso, os arranjos apresentam influências diversificadas. Há timbre de folk, como é de praxe. Mas Aimee também dialoga com utiliza outras linguagens. Por exemplo, uma canção abre espaço para o uso de teclados numa proposta bem new wave (lembranças de 'Til Tuesday?). Noutra, há a presença de instrumentos de uma big band. Enfim, é um disco de raro bom gosto.
Como artista Aimee Mann, que dirige o selo Super Ego Records com o marido Micahel Penn, nada precisa provar. Tem o respeito de quem aprecia o bom rock e a boa música em geral. Por isso, sempre que lança um disco, é criada alguma expectativa, que também traz uma certeza: está chegando coisa boa.
Aroldo José Marinho

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Aroldo confesso que ainda não conheço a cantora amaricana Aimme! Se você esta indicando com certeza ela deve fazer um bom trabalho musical! Acredito que deve ser muito boa cantora mesmo,indicada por você que é um conhecedor da boa musica! Um grande abraço .
Celso.

Anônimo disse...

Muito bom, conheci graças a vc.
Carol