Pesquisar este blog

26 junho 2009

Uma notícia surpreendente


Eu estava na noite de ontem lendo meus e-mails e conversando com algumas pessoas queridas no msn. O papo era comum, troca de informações. De repente, minha prima Inês entrou anunciando ter lido nos sites de notícias sobre o falecimento de Michael Jackson. Acessei o uol e confirmei a triste notícia. Confesso que fiquei espantado, meio sem ação. Comecei a pensar em dois fatos.

O primeiro aconteceu no dia 24, por volta das 18:00, 18:30. Eu estava no Senado, esperando na ante-sala para ser atendido por determinado senador da base governista. Para contornar a chatice que era a espera, abri minha pasta, tirei um radinho e um fone de ouvido. Sintonei numa rádio fm, lá tocava PYT (Pretty Young Thing), de Michael Jackson. Depois tocou Say say say, dele com Paul McCartney. Ouvi estas canções, sobretudo, a primeira, fez minha mente viajar para Macapá, tinha cidade natal; para o tempo em que eu tinha 15 anos.

Naquela época, o nome de Jackson era muito forte. E olha que não existia, ainda, a Mtv para promovê-lo. Suas canções tocavam nas rádios, seus clipes eram vistos muitas vezes. A gente ficava torcendo para que um novo vídeo dele surgisse. Era um barato ouvi suas canções, ver sua imagem.

O segundo fato está ligado à canção PYT. Este texto foi minha primeira tradução. Aprendi inglês na escola, gostava do idioma mas não tinha uma prática nele. Um dia, peguei o encarte do disco Thriller. Fui lendo letra por letra, entendi algumas coisas, outras não. Mas a melodia desta canção me encantou. Decidi que iria traduzí-la. Peguei dois dicionários e fui fazendo a tarefa. Apanhei em alguns momentos, me perdi, peguei o fone e liguei para minha professora de inglês para esclarecer uma ou outra dúvida. O certo é que cumpri aquilo que me propus fazer.

Hoje tenho alguma desenvoltura na língua inglesa. Às vezes, faço traduções como profissional. Muitas vezes, recebo elogios por esse trabalho. Acho que dou conta do recado. Mas tudo começou ali, em 1983, com o texto da canção de Michael. Então, devo alguma coisa ao rei do pop. Por isso, neste momento de tristeza que sua morte deixa em nossos corações, quero prestar a minha referência para ele e oferecer para vocês o clipe da canção PYT, com sua letra e tradução.

Viva Michael Jackson!

Aroldo José Marinho

Michael Jackson- PYT (Pretty Young Thing)


8 comentários:

Caroleen disse...

:(
muito triste, sentiremos falta.

Harold disse...

Tem razão Carol!
Beijos!

Elisabete De Mello disse...

Acompanhei o astro desde os J Five

Pedro Miguel disse...

Esse era um verdadeiro mito as musicas dele eram frases que tocavam o coração

Talita alves disse...

Esse cara e o máximo, não sei se ira ter outro igual a ele.

Jairo salto disse...

Interessante top

Magna leite disse...

Saudades outro igual a esse não a vera

krina disse...

Esse foi o maior cantor de pop que existiu uma maravilha ao cantar