Pesquisar este blog

11 junho 2009

Introduzindo: Barão Vermelho

Considero que Barão Vermelho é a melhor banda de rock surgida no Brasil dos anos 80. O quinteto carioca na sua formação original era composto por: Cazuza (voz), Roberto Frejat (guitarra), Maurício Barros (teclados), Guto Goffi (bateria) e Dé (baixo). Com a ida de Cazuza para a carreira solo, Frejat assumiu os vocais; para substituir Dé, foi convocado Dadi, que atuou por um ano. Maurício também se afastou.

O Barão representou um sopro de vida para o rock num período em que a discoteque e as canções populares, de gosto duvidoso, infestavam as paradas de sucesso. Então veio um grupo inspirado, que combinava a pegada stoneana com as influências dos compositores brasileiros que escreviam sobre desamor, fracasso e solidão, temas também ligados ao blues, de onde o Barão , inicialmente, se alimentava.

A trajetória da banda, de 1983 até o período atual, foi (e é) de talento. Por isso, mereceu o respeito e os aplausos da mídia e do público. Muitas de suas canções viraram hits e seus discos ganharam diversos prêmios. Vide a música tema do filme Bete Balanço (estrelado pela genial Débora Bloch) e sua partipação o Rock in Rio (1985).

A formação atual da banda, além dos fundadores Frejat, e Guto, conta com Rodrigo Santos (baixo), Fernando Magalhães (guitarra) e Peninha (percussão) na percussão. Maurício voltou ao contexto baronesco, atuando sempre como convidado mais do que especial.

Sem mais delongas, ofereço para vocês a música especial de Barão Vermelho.
Harold

Barão Vermelho- Bete Balanço

Nenhum comentário: