Pesquisar este blog

09 junho 2009

O novo cd de U2

A boa notícia foi dada em fevereiro: U2 voltaria ao circuito com um novo disco. A banda irlandesa uniu forças, novamente,com Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lillywhite. Os dois primeiros assumiram a produção. O terceiro se encarregou das mixagens. Definida a equipe, começaram as movimentações para a concretização de No line on the horizon, cd de retorno ao mercado discográfico.

A parceria de U2 com a dupla Eno/Lanois sempre rendeu bons frutos. Prova disso é que os trabalhos considerados essenciais na carreira da banda foram realizados tendo eles como produtores. Com relação ao trabalho com Lillywhite, que também já produziu discos para o U2, seu talento na mesa de mixagem sempre rendeu bons frutos. Como em time que está ganhando não se mexe, todo o processo de gravação do cd ocorreu num clima de muita tranqüilidade, certo? Errado!

Os irlandeses tinham começado os trabalhos com o produtor Kid Rock. Os esforços não surtiram o efeito desejado. Por isso, todas as gravações foram retomadas sob a direção de Eno/Lanois. Foi aí que a felicidade voltou aos rostos do quarteto. Então as coisas começaram a fluir da forma que todos esperavam.

Ainda não ouvi o cd na íntegra. Por isso, não posso oferecer uma opinião plena. O pouco que ouvi me deu a certeza de que estamos, novamente, frente a mais um grande trabalho desta genial banda. Os comentários que li na imprensa dão a entender que este é o trabalho mais expressivo da banda desde Achtung Baby, gravado em 1992, na Alemanha. Ainda, os comentários sobre o disco deste ano indicam que este trabalho traz de volta o vigor de sempre aliado às letras que tematizam as preocupações relacionadas aos problemas do mundo contemporâneo.

Se os críticos têm razão, este cd é um dos melhores lançamentos de 2009.
Aroldo José Marinho

U2- Get on your boots



.

Nenhum comentário: