Pesquisar este blog

06 novembro 2010

Mafalda na área

Tenho certeza de que meus leitores e minhas leitoras já leram ou ouviram falar sobre Mafalda (na foto, personificada numa praça em BUenos Aires), a genial personagem de Quino. Foi em 1962 que o cartunista argentino deu vida à sua mais famosa personagem. Mafalda é uma menina de seis anos que odeia toma sopa e comer macarrão. Porém, diferente das crianças de sua idade, Mafalda é muito antenada com as situações do mundo adulto. Ela vive preocupada com a humanidade e a dificuldade para manter a paz mundial. As inquietações de Mafalda também englobam o conflito que das pessoas com a progressiva mudança dos costumes e a introdução da tecnologia no cotidiano.

A inspiração para desenhar a personagem Quino buscou na novela Dar la cara, escrita por David Viñas. A idéai original era criar desenho para uma campanha publicitária de um importante jornal, que, posteriormente, desistiu de realizar a campanha. A primeira tira de Mafalda foi publicada em 29/09/64, no jornal Primera Plana. Posteriormente, outros jornais publicaram as aventuras de Mafalda e sua turma. 

O sucesso não demorou a chegar. Mafalda virou figura popular na Argentina.  Depois nos demais países da América Latina e na Europa. Apesar de tão boa aceitação, Quino decidiu interromper a série. O último  desenho foi publicado em 25/06/73. Poucas foram as situações em que o autor voltou a dar vida à sua personagm mais ilustre. Nesses casos, o autor colaborou com campanhas sobre os direitos humanos. Uma delas foi em 1976, quando a menina apareceu num pôster da Declaração dos Direitos da Criança, numa campanha da Unicef. 

Mas o público não ficou órfão de Mafalda.  Em 1982, o realizador Carlos Márquez lançou uma série de desenho animado animado pela personagem.

Quem são as personagens do universo de Mafalda?
  
Mafalda: A personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e  macarrão. Ela é fã dos Beatles e do Pica-Pau. Possui uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens. 

Papá (Pelicarpo): É o pai da protagonista. Trabalha em uma companhia de seguros, adora cultivar plantas em seu apartamento e entra em crise quando repara na sua idade. 

Mamã (Raquel): A mãe de Mafalda é uma típica dona de casa, não completou os estudos (por isso é vista como medíocre pela Mafalda), entra em conflitos com a filha quando prepara sopas e macarrão. 

Filipe (Felipe): Este amigo de Mafalda é bem sonhador. Odeia a escola, mas que freqüentemente trava intensas batalhas com sua consciência e seu senso nato da responsabilidade. 

Manolito (Manuel Goreiro "Manelito"): Outro amigo da protagonista. Filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e dinheiro do que com outra coisa. Diferente dela, não gosta dos Beatles e é um estudante que tira notas baixas (menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai). Representa o conservadorismo capitalista na obra, apenas pensando no lucro do armazém de seu pai. Também adora inflações dos preços, pois assim acha que está lucrando. 

Susanita (Susana Beatriz Clotilde Chirusi): Uma menina fútil. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. É uma grande fofoqueira e egoísta, e sempre encontra um jeito de falar sobre o vizinho do irmão da cunhada de alguém. 

Guille "Gui" (Guillermo, "Guilherme"): É o irmão mais novo de Mafalda, esperto para sua idade, é retratado como uma criança que começa a perceber o mundo. 

Miguel "Miguelito" Pitti: Amigo de Mafalda, um pouco mais jovem do que os outros. Filho único, com um personalidade única, mas com um coração enorme. Miguelito tem dificuldade de compreender o que Mafalda pensa, sempre entendendo os conselhos de sua amiga de maneira literal. Além disso é um personagem egocêntrico, que parece achar que o mundo gira à sua volta. 

Liberdade (Libertad): Esta amiga de Mafalda é uma menina baixinha. Todos fazem o comentário óbvio sobre seu nome. Gosta das coisas simples da vida e seus pais são jovens idealistas, a mãe é tradutora, o pai trabalha num lugar onde não é bem remunerado. Por isso, moram em um pequeno apartamento. 

Burocracia: É a tartaruga de estimação de Mafalda e seu irmão. Foi batizada por Mafalda  com esse nome por ser tão vagarosa, só aparece a partir do livro "As férias da Mafalda".

Viva Mafalda eternamente!!!

Aroldo José Marinho


Mafalda e sua turma

2 comentários:

Anônimo disse...

como vai Aroldo a quanto tempo em!
Verdade ja tinha visto falar da Mafalda um desenho Argentino parabens pela sua lembrança um grande abraço!preciso falar com você nunca mais apareceu na BCE mais uma vez um grande abraço.

Harold disse...

Hi Celso!
Obrigado por sua visita ao blog. Seu comentário serve de incentivo para mim. De fato, Mafalda é um grande desenho.
Quano tiver um tempo, irei à BCE lhe visitar.
Grande abraço!